Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

'Querido mês de agosto' termina com temperaturas acima dos 30 graus

Setembro começa com nebulosidade.

'Querido mês de agosto' termina com temperaturas acima dos 30 graus

O “querido mês de agosto” que todos os emigrantes, e não só, levam o “ano a sonhar” termina este sábado e com temperaturas a ultrapassarem os 30ºC e sol na maior parte dos distritos do país. Já setembro começa com nuvens que, apesar de altas, vão rondar o território nacional.

Mas vamos começar por esta sexta-feira. De acordo com o IPMA, prevê-se nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso, que deverá persistir em alguns locais. Durante a tarde, as nuvens deslocam-se mais para o interior, onde poderão ocorrer também aguaceiros e trovoada. O vento em geral vai estar fraco.

Já os termómetros vão registar uma pequena subida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste.

Em Lisboa as temperaturas máximas vão chegar aos 34ºC graus, no Porto apenas aos 21ºC. Ainda assim, acima dos 30ºC de máxima vão estar Faro (32ºC), Beja (36ºC), Évora (37ºC), Setúbal (34ºC), Santarém (34ºC), Portalegre (35ºC), Castelo Branco (37ºC), Coimbra (30ºC), Guarda (31ºC), Viseu (32ºC), Vila Real (34ºC) e Bragança (34ºC).

Além da Invicta, também Viana do Castelo vai ficar apenas pelos 21ºC.

No arquipélago dos Açores, a despedida de Agosto vai ser chuvosa. No grupo ocidental prevê-se aguaceiros, com temperaturas a oscilarem entre os 22ºC de mínima e os 28ºC de máxima e no grupo central o céu vai variar entre nublado e aguaceiros, e os termómetros entre os 19ºC e os 26ºC. Já no grupo oriental o céu vai estar pouco nublado e as temperaturas vão atingir os 25ºC.

Na Madeira, as temperaturas não ultrapassam os 27ºC e o céu vai apresentar-se um pouco nublado.

Para sábado espera-se um cenário semelhante. A chuva continua pelo arquipélago dos Açores, com as temperaturas a não subirem mais de 28ºC. Na Madeira, as nuvens estão ainda a assombrar um pouco o final das férias.

Pelo território continental continuam a registar-se temperaturas acima dos 30ºC, mas um pouco mais baixas. O distrito com as temperaturas mais altas vai ser Évora com 36ºC. Lisboa vai chegar aos 31ºC e o Porto aos 23ºC.

setembro vai começar com nuvens. Apesar de serem altas, no domingo, Portugal continental vai contar com céu nublado um pouco por todo o país. Só escapam a este destino Algarve e Alentejo.

As temperaturas vão descer um pouco mais. Lisboa não ultrapassa os 30ºC, o Porto os 24ºC. Os distritos mais quente serão Castelo Branco (35ºC) e Évora (35ºC) e os mais frios, além da Invicta, Aveiro (24ºC), Leiria (25ºC), Sines (25ºC) e Sagres (26ºC).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório