JSD/Açores quer residências universitárias em Lisboa e Porto para jovens

O líder da JSD/Açores, Flávio Soares, quer que o Governo Regional crie residências universitárias em Lisboa e no Porto, de forma a reduzir o elevado custo com o alojamento dos alunos açorianos.

Notícia

© iStock

Lusa
29/08/2019 15:35 ‧ 29/08/2019 por Lusa

Política

Universidades

"Trata-se de uma proposta inovadora, capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes açorianos no continente e desafogar financeiramente as famílias destes alunos", realçou o dirigente social-democrata, na abertura da Universidade de Verão da JSD, que decorre até domingo na cidade da Horta, na ilha do Faial.

Segundo explicou, o preço médio de um quarto em Lisboa, ronda atualmente os 380 euros, ao passo que, no Porto, pode custar 290 euros mensais, valores que considerou "proibitivos" e que justificam que "os poderes públicos na região" façam alguma coisa.

"Se somarmos a despesa do alojamento aos custos com alimentação, transportes e propinas, ter um filho a estudar numa cidade como Lisboa, pode custar mais de 7 mil euros por ano às famílias açorianas", lembrou Flávio Soares.

As residências universitárias agora propostas pela JSD teriam, de acordo com o seu líder, a vantagem de garantir que nenhum jovem açoriano ficaria impedido de seguir a sua carreira académica no continente, por razões financeiras, e aliviaria também os encargos financeiros das famílias.

"Trata-se de uma proposta inovadora, capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes açorianos no continente e desafogar financeiramente as famílias destes alunos", realçou o líder da JSD/Açores.

Em contrapartida por este esforço financeiro da região, os estudantes açorianos que beneficiassem destas residências universitárias, teriam a obrigação, de acordo com a proposta da JSD, de "regressar aos Açores", após a conclusão do curso, para "prestarem serviço remunerado em entidades públicas".

Flávio Soares lembrou que o Governo Regional, liderado pelo socialista Vasco Cordeiro, já tinha criado um programa, denominado "Prepara o teu regresso a casa", destinado aos jovens açorianos licenciados, mas que, alegadamente, não surtiu o efeito desejado.

"Certamente não se recordam de quem andou a anunciar esse pomposo programa, que em nada beneficiou os jovens açorianos. Foi a então secretária regional adjunta da Presidência, Isabel Rodrigues, a mesma pessoa que, por estes dias, anda por aí em campanha a pedir o voto dos açorianos. É preciso muito descaramento", criticou o líder da JSD, referindo-se à cabeça de lista do PS/Açores nas legislativas nacionais de 06 de outubro.

A Universidade de Verão da JSD/Açores junta três dezenas de jovens açorianos e destina-se a debater temas como Tecnologia, Economia, Turismo, Mar, Ambiente, União Europeia, Poder Local e Participação Política, entre outros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas