Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Portuguesa a criticar o Brexit é viral no Reino Unido. "Não tenho voz"

"Dei a minha juventude a este país", afirmou portuguesa à antena da Sky News.

Portuguesa a criticar o Brexit é viral no Reino Unido. "Não tenho voz"
Notícias ao Minuto

11:40 - 29/08/19 por Notícias Ao Minuto

País Cidadania

O Reino Unido, agora sob liderança de Boris Johnson, quer levar o Brexit até ao fim, já no próximo dia 31 de outubro, ainda que tal aconteça sem acordo.

Perante as incertezas, e numa altura em que o primeiro-ministro britânico tem sido criticado pelo pedido de suspensão do parlamento, o tema tem estado na ordem do dia no Reino Unido.

A Sky News estava a levar a cabo entrevistas de rua quando foi interrompida por uma portuguesa.

De forma emotiva, esta cidadã deu conta do seu caso e das dúvidas que a rodeiam, mas também de como todo este processo acontece sem que quem deu os melhores anos da sua vida e carreira ao Reino Unido possa ter voz no processo. “Sou portuguesa, trabalhei aqui 20 anos e não tenho voz", realça.

"Dei a minha juventude a este país. Estou muito grata por tudo o que me ensinaram. Mas devem integrar-me em todo este processo. Não posso simplesmente ser chutada daqui para fora", afirma. "Vim para aqui e juntei-me à força de trabalho. E estou muito orgulhosa", acrescenta ainda.

De seguida, esta portuguesa explica as dúvidas em torno do seu caso pessoal. "Foi-me dito que o meu número de seguro nacional não corresponde ao que devia ser. Agora dizem que têm de parar o processo porque 31 de outubro está a chegar".

"O que vou fazer", deixa como questão no ar.

O vídeo publicado pela Sky News tem acumulado reações, não só na página da cadeia televisiva britânica mas também noutras páginas nas redes sociais que partilharam o conteúdo. Nos comentários é possível ver outros emigrantes de países da União Europeia que dizem também estar na dúvida sobre como será a sua situação, caso a saída se confirme a 31 de outubro, sem acordo definido.

Recorde-se que o pedido de suspensão do parlamento vigora entre a segunda semana de setembro e o dia 14 de outubro, o que reduz o tempo para debate parlamentar sobre esta matéria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório