Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Praia do Alemão interdita a banhos devido a presença de bactéria E.Coli

A praia do Alemão, em Portimão, no Algarve, está interdita a banhos devido à presença de bactéria E.Coli encontrada numa amostra recolhida pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Praia do Alemão interdita a banhos devido a presença de bactéria E.Coli
Notícias ao Minuto

15:21 - 27/08/19 por Melissa Lopes

País Algarve

A informação foi avançada pelo jornal Sul Informação e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto da capitania de Portimão. A bandeira vermelha foi hasteada na manhã desta terça-feira. 

A bactéria em causa, Escherichia coli,  foi detectada na amostra recolhida esta segunda-feira pela APA, no âmbito do procedimento regular de monitorização das praias, tendo já hoje sido recolhida nova amostra para mais análises. 

Ao Notícias ao Minuto, o comandante do Porto de Portimão disse acreditar tratar-se de uma situação passageira, pelo que a interdição a banhos poderá ser levantada já amanhã. 

Santos Arrabaça assegurou, em declarações ao Sul Informação, que a Câmara de Portimão monitorizou a zona, para tentar detetar se existiam fugas do sistema de esgotos ou alguma descarga, "mas não encontrou nada".

"A nossa suspeita é que tenha sido por ação humana, ou na própria praia, ou, mais provavelmente, através da descarga de uma embarcação. Há sempre barcos fundeados ali na zona, durante o dia, principalmente ao fim de semana", disse ainda. 

Há cerca de duas semanas, dia 13, a praia de Faro também foi interdita a banhos por terem sido detectados valores desta bactéria acima do permitido. A causa apontada, na altura, como sendo a mais provável foi uma descarga pontual de esgotos de uma embarcação, ao largo da praia. Nesse caso, a interdição a banhos durou apenas um dia. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório