Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Tomar anuncia plano de intervenção para desassoreamento do Nabão

O município de Tomar anunciou hoje que vai proceder à limpeza e desassoreamento do troço do rio Nabão entre o Açude dos Frades e a Ponte do Flecheiro, zona que acumulou detritos e bancos de areia nos últimos anos.

Tomar anuncia plano de intervenção para desassoreamento do Nabão
Notícias ao Minuto

20:20 - 23/08/19 por Lusa

País Tomar

"A última operação de limpeza e desassoreamento levada a efeito pelo município ocorreu em 2006, tendo desde então surgido diversos bancos de areia e acumulação de detritos, que importa retirar e regularizar", deu conta a autarquia, em nota de imprensa.

A empreitada vai decorrer em setembro numa extensão de aproximadamente 500 metros, correspondendo a uma área de intervenção global de 31.400 m2, indicou a câmara.

Para a realização destes trabalhos, a autarquia de Tomar (Santarém) refere que serão "mobilizadas duas máquinas giratórias de rasto e dois dumpers industriais, que irão efetuar a limpeza do leito e a remoção das areias e detritos até uma cota de aproximadamente 1,50 metros abaixo da cota de topo do açude do Flecheiro".

Os resíduos removidos serão depositados no largo do Mercado Municipal para posterior transporte e aproveitamento de areias em estaleiro municipal.

Para a realização da intervenção no Rio Nabão, e depois de obtida "autorização da APA" - Agência Portuguesa do Ambiente, o município adjudicou esta empreitada pelo valor de 39.900 euro mais IVA, com um prazo de execução de 30 dias.

O objetivo é que os trabalhos "estejam concluídos até 30 de setembro", ou seja, antes do período das chuvas e fora da época de reprodução da avifauna e ictiofauna locais, indicou a autarquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório