Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Concentração de ozono ultrapassou valores normais na serra do Alvão

A estação de medição da qualidade do ar de Lamas d´Olo, na serra do Alvão, concelho de Vila Real, registou hoje níveis de ozono na atmosfera superiores ao normal, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRN).

Concentração de ozono ultrapassou valores normais na serra do Alvão
Notícias ao Minuto

19:32 - 23/08/19 por Lusa

País Ambiente

Segundo a fonte, as concentrações de ozono na atmosfera registadas atingiram os 217 microgramas por metro cúbico, entre as 17h00 e as 18h00.

A lei impõe a divulgação pública dos valores de ozono na atmosfera quando estes ultrapassam os 180 microgramas por metro cúbico.

A CCDRN referiu, em comunicado, que os "valores mais elevados deste poluente ocorrem geralmente no verão, durante o período da tarde, coincidindo com a máxima atividade fotoquímica".

De acordo com a comissão de coordenação, durante o período de ultrapassagem do limiar de informação à população, "as pessoas mais sensíveis (crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com problemas respiratórios) devem evitar inalar uma grande quantidade de ar poluído, especialmente durante o período mais quente (durante a tarde)".

Acrescentou que a "atividade física intensa ao ar livre deve ser reduzida ao mínimo", bem como "devem também ser evitados outros fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e a utilização de produtos irritantes contendo solventes na sua composição, uma vez que estes podem agravar os efeitos da exposição a concentrações elevadas de ozono".

A CCDRN informou que o "ozono troposférico é um poluente secundário, o que significa que, ao contrário dos outros poluentes monitorizados na Rede de Qualidade do Ar da Região Norte, não é emitido diretamente por nenhuma fonte, resultando da reação de outros poluentes entre si na atmosfera em presença da radiação solar".

Acrescentou ainda que a "origem do ozono troposférico é, por vezes, de difícil determinação, sendo que os poluentes responsáveis pela formação deste composto numa dada hora e local podem eventualmente resultar do transporte de emissões produzidas em locais a uma média/longa distância".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório