Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Quarenta concelhos de oito distritos em risco máximo de incêndio

Quarenta concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda e Bragança apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quarenta concelhos de oito distritos em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

06:35 - 23/08/19 por Lusa

País IPMA

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio vai continuar máximo, muito elevado e elevado pelo menos até ao fim de semana em vários distritos de Portugal continental, segundo o IPMA.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja e a costa sul da Madeira sob aviso amarelo até às 18:00 de sábado.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro e no Alentejo, em especial no interior e durante a tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado predominando do quadrante leste, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando por vezes forte nas terras altas até meio da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para uma pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Leiria, Aveiro, Porto e Braga) e os 23 (em Castelo Branco e Portalegre) e as máximas entre os 27 (em Aveiro e Porto) e os 39 (em Santarém).

Para a Madeira o IPMA prevê céu pouco nublado, temporariamente com períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte e na ilha do Porto Santo e vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nos extremos leste e oeste.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 28 graus e no Porto Santo entre os 21 e os 26 graus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório