Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Nasceram 7 'Timons' em Lisboa. Zoo alerta para a preservação das savanas

Sete suricatas nasceram no Jardim Zoológico de Lisboa, que aproveita a oportunidade para destacar a importância da preservação da savana africana.

Depois do lançamento do êxito de bilheteira 'O Rei Leão', e da mediatização da campanha de recolha de fundos para a conservação de leões no habitat, o Jardim Zoológico de Lisboa dá conta do nascimento de sete suricatas. E é com estes sete pequenos 'Timons' que o Zoo desafia os "visitantes a pequenas mudanças de comportamento pela proteção da savana africana".

As crias, que pode ver no vídeo acima, nasceram no interior de túneis construídos pelo grupo e foi nesse 'ninho' que permaneceram durante as primeiras semanas. Mas já é possível vislumbrá-las a explorar o território, mas sempre com a mãe por perto.

Com efeito, o nascimento destas suricatas, que têm uma pelagem negra em redor dos olhos como se de uns óculos de sol se tratasse, serviu de mote para o Zoológico direcionar o enfoque para a vasta savana africana.

"Programas de conservação de animais como leões, elefantes e rinocerontes", explica o Zoo na sua página oficial, "contribuem para a conservação das suricatas, ao promover a criação de áreas protegidas que acabam por coincidir com o habitat natural desta espécie".

No entanto, "estudos realizados a grupos de suricatas na natureza revelam uma estreita relação entre a diminuição da precipitação nas savanas africanas e a redução do número de indivíduos. Até agora, têm-se apenas registado oscilações pontuais da precipitação ao longo dos anos porém, devido às alterações climáticas, o cenário é diferente".

Com efeito, considera o Zoo que travar "alterações climáticas e garantir a biodiversidade das savanas e estepes tal como as conhecemos está nas mãos de cada um de nós".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório