Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Pinhel inaugura Parque Urbano no Dia da Cidade

A Câmara Municipal de Pinhel vai inaugurar, no domingo, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, um novo Parque Urbano, planeado "para ser usufruído por pessoas de todas as idades", foi hoje anunciado.

Pinhel inaugura Parque Urbano no Dia da Cidade
Notícias ao Minuto

16:21 - 21/08/19 por Lusa

País Município

Segundo a autarquia de Pinhel, presidida por Rui Ventura, o equipamento, construído no local onde durante algumas décadas funcionou o Campo de Futebol Astolfo da Costa, representa uma aposta "na qualidade de vida dos moradores da cidade e do concelho, oferecendo-lhes um espaço de lazer pensado para ser usufruído por pessoas de todas as idades".

A obra, que representa um investimento da ordem dos 630 mil euros, foi comparticipada por fundos europeus, no âmbito do Portugal 2020 - Programa Operacional Regional do Centro - Eixo Prioritário "Afirmar a sustentabilidade dos territórios".

O novo parque Urbano de Pinhel, situado no "coração" da cidade, será inaugurado pelas 12:00 de domingo, numa cerimónia que deverá contar com a presença da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa.

Segundo a memória descritiva do projeto, "os conceitos definidos para a proposta foram fundamentalmente norteados pela intenção de dar polivalência ao espaço e a necessária versatilidade e conforto humano, não descurando o arranjo urbanístico e paisagístico a que obriga a centralidade do espaço".

"Permitir uma confortável circulação pedonal e interligação com os percursos já existentes, foi uma preocupação constante na realização deste projeto, motivo pelo qual é criada uma rede de caminhos que se interligam e permitem o fácil atravessamento do parque e/ou o acesso às várias zonas de estadia propostas para o mesmo", lê-se numa nota da autarquia de Pinhel.

A fonte refere ainda que "o desejo de dar ao parque um caráter mais urbano é outra constante", pelo que "as composições vegetais marcam claramente o espaço e pretendem contribuir para a sua valorização".

O novo Parque Urbano de Pinhel, no distrito da Guarda, é inaugurado no domingo, quando decorrem as comemorações do Dia da Cidade.

O programa comemorativo inclui, entre outros momentos, pelas 10h, uma sessão solene (a realizar em frente ao edifício dos Paços do Concelho) e concertos por Ciganos d'Ouro e Jorge Palma (a partir das 22:00, no Largo dos Combatentes).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório