Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

GNR resgatou 39 migrantes no mar Egeu, 16 eram crianças

Os migrantes, revela a GNR, "apresentavam sinais visíveis de desidratação".

GNR resgatou 39 migrantes no mar Egeu, 16 eram crianças
Notícias ao Minuto

16:30 - 21/08/19 por Filipa Matias Pereira

País Migrantes

Na madrugada desta terça-feira, a Unidade de Controlo Costeiro da GNR resgatou 39 migrantes, junto a Agathonisi, uma pequena ilha próxima de Samos, no mar Egeu.

Detalha o comunicado enviado às redações que, durante uma ação de patrulhamento, os militares receberam um alerta para uma situação de busca e salvamento. A força de segurança dirigiu-se então para o local e detetou uma embarcação de borracha, com cerca de oito metros. A bordo seguiam 39 migrantes, dos quais 16 crianças, destas, duas eram bebés de colo, oito mulheres e 15 homens.

Os agentes da GNR deram então início ao resgate, com prioridade às crianças. Para além disso, prestaram ainda apoio através da distribuição de águas e de bens alimentares porque os "migrantes apresentavam sinais visíveis de desidratação". Estes foram então colocados na embarcação da GNR e transportados em segurança para o porto de Agathonisi, onde foram entregues às autoridades helénicas.

Recorde-se que, só este ano, a GNR efetuou 577 patrulhas, o que corresponde a mais de 4.000 horas de empenhamento, tendo detetado 197 embarcações e auxiliado cerca de 1 600 migrantes.

Pode ver o vídeo do resgate aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório