Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

De Agustina a Marquês de Pombal. Eis os novos aviões da TAP

A transportadora aérea portuguesa tem tido uma semana atarefada no que ao batismo de aviões diz respeito.

Notícias ao Minuto

12:38 - 21/08/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Fotogaleria

A TAP batizou quatro aviões desde o início da semana. Três deles pertencem à frota de longo curso e um à de médio curso.

O primeiro a receber o nome e a pintura de batismo foi o Airbus 320neo, um avião de médio curso que fez o seu primeiro voo na terça-feira, ligando Lisboa a Madrid, em Espanha. O nome escolhido para identificar este aparelho foi o da escritora Agustina Bessa-Luís que morreu no passado mês de junho.

Agustina Bessa-Luís deixou um vasto legado no património literário e cultural português e é, por isso, homenageada agora pela companhia”, explicou a TAP em comunicado.

A segunda ‘cerimónia’ de batismo a decorrer no hangar 6 da transportadora aérea portuguesa teve como protagonista D. Dinis, o rei Lavrador.

Por ter sido um monarca marcante para a cultura e para as fronteiras portuguesas, a TAP decidiu dar o seu nome ao Airbus 330neo, um avião de longo curso.

A frota de longo curso contou ainda com o batismo de dois outros aparelhos, ambos A330neo, aos quais foram dados os nomes de Marquês de Pombal e de Bartolomeu Perestrelo.

O primeiro foi escolhido devido ao seu papel preponderante na reconstrução da cidade de Lisboa após o terramoto de 1755, o segundo porque foi um dos responsáveis pelo povoamento do arquipélago da Madeira, em conjunto com Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco, por ordem de D. João I.

Na galeria acima pode ver imagens dos aviões batizados esta semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório