Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Continente e Madeira em risco muito elevado de exposição aos raios UV

Dezassete distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Continente e Madeira em risco muito elevado de exposição aos raios UV
Notícias ao Minuto

07:01 - 20/08/19 por Lusa

País IPMA

No continente apenas Viana do Castelo apresenta hoje risco elevado, estando os restantes 17 distritos com níveis muito elevados bem como o arquipélago da Madeira.

No arquipélago dos Açores, as ilhas das Flores, Faial e Terceira apresentam hoje risco moderado enquanto São Miguel está com níveis baixos.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas até ao início da manhã e durante a tarde.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro e subida da temperatura máxima, exceto na costa sul do Algarve, que será acentuada em algumas regiões do Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Coimbra) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 25 (em Aveiro) e os 34 (em Évora, Beja, Santarém e Castelo Branco).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de precipitação fraca, mais frequente nas vertentes norte e na ilha do Porto Santo, vento fraco a moderado do quadrante leste, aumentando para moderado nas terras altas para o fim do dia e pequena descida da temperatura máxima.

Na Madeira as temperaturas vão variar entre os 22 e os 28 graus e no Porto Santo entre os 21 e os 26 graus.

No que diz respeito aos Açores, o IPMA prevê para hoje céu muito nublado, com abertas para a tarde, períodos de chuva e aguaceiros durante a madrugada e manhã e vento leste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Santa Cruz das Flores e na Horta vão oscilar entre os 20 e os 26 graus, em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 23 e em Ponta Delgada entre os 19 e os 24.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório