Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Soares dos Santos ambicionava "prestar serviço à comunidade"

O presidente do Grupo Nabeiro, Rui Nabeiro, disse hoje sentir-se "muito triste" com a morte do empresário Alexandre Soares dos Santos, um empresário que tinha a ambição de "prestar serviço à comunidade".

Soares dos Santos ambicionava "prestar serviço à comunidade"
Notícias ao Minuto

12:48 - 17/08/19 por Lusa

País Soares dos Santos

Em declarações à agência Lusa, o comendador afirmou que "é com muita tristeza que se vê desaparecer um grande homem, grande empresário. É um momento de reflexão".

Alexandre Soares dos Santos, antigo presidente da Jerónimo Martins (JM), morreu na sexta-feira, aos 84 anos.

"Eu conhecia-o bem, éramos amigos, e era meu cliente. Havia muita consideração de parte a parte. Sinto muita tristeza. É o caminho de todos, é certo, mas há homens, que, dada a sua atitude, deveriam permanecer mais tempo entre nós", comentou.

Para Rui Nabeiro, o antigo presidente da Jerónimo Martins "é quase um caso único, no trabalho de retalho e de representação muito digno. Um homem com força, vontade e capacidade".

"Ele pensava sempre no amanhã, e em querer fazer melhor e mais, não por uma ambição apenas de querer ter, mas de prestar serviço à comunidade", acrescentou, sobre o empresário que morreu na sexta-feira.

Elísio Alexandre Soares dos Santos nasceu no Porto em 1934, começando a carreira profissional em 1957 na Unilever e depois, até 1967, foi diretor de marketing da Unilever Brasil, entrando no ano seguinte para o conselho de administração da JM como administrador-delegado, cargo que acumulou com o de representante na 'joint-venture' com a Unilever.

Em fevereiro de 1996 passou para a presidência do conselho de administração da JM, cargo que ocupou até abril de 2003, quando passou a presidente não executivo ('chairman'), até 18 de dezembro de 2013.

Em 2009, Alexandre Soares dos Santos criou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que gere o portal "Pordata", Base de Dados do Portugal Contemporâneo, e lançou uma coleção de livros de ensaio, a preços reduzidos, sobre temas da atualidade.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou-o, em abril de 2017, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório