Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Hospital da Horta chama para consulta doente que morreu há cinco anos

Deputado do PSD/Açores acusa unidade hospitalar açoriana de má gestão.

Hospital da Horta chama para consulta doente que morreu há cinco anos
Notícias ao Minuto

18:15 - 16/08/19 por Natacha Nunes Costa

País Açores

O Hospital da Horta, localizado na ilha do Faial, nos Açores, chamou um doente para uma consulta de Estomatologia marcada para dia 16 de setembro. Até aqui tudo bem. O problema é que o utente em causa morreu há cinco anos.

O caso foi denunciado pela RTP Açores, mas não é o único. De acordo com o deputado do PSD/Açores Jorge Jorge há outros casos insólitos na região, como por exemplo, um outro doente que espera uma consulta desde 2012 e que, soube agora, está no registo do Hospital da Horta como tendo tido consulta em julho de 2018. Só que tal nunca aconteceu.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o PSD/Açores acusa o Hospital da Horta de má gestão e exige esclarecimentos ao Governo sobre a situação atual das Listas de Espera Cirúrgica no arquipélago, “tendo em conta o incumprimento verificado no Sistema Informático de Gestão da Lista de Inscritos para Cirurgia dos Açores, que tem afetado muito utentes das ilhas”.

Segundo os sociais-democratas açorianos, um despacho normativo do atual Governo Regional dos Açores determina que os utentes devem ser notificados mensalmente por SMS da sua ordem na lista de inscritos para cirurgia e que, "até dia 5 de cada mês, devem ser publicados na página oficial da Secretaria Regional da Saúde o número de utentes em lista de espera cirúrgica, incluindo todos os doentes, independentemente do tempo de inscrição ou tipo de bloco operatório e anestesia necessários". Contudo, isso não acontece desde o dia 19 de junho de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório