Em comunicado, o SEF explica que o cidadão, de 32 anos foi detetado no "decorrer do controlo documental efetuado aos passageiros com destino a Toronto (Canadá)", tendo sido detido pela "prática do crime de falsificação de documentos e por permanência irregular em território nacional".
Segundo o texto, o cidadão foi conduzido aos calabouços da GNR da Maia, onde ficou a aguardar, até ser presente hoje ao Tribunal competente, para validação da detenção e eventual aplicação de medidas de coação.
O SEF informa ainda que no "decorrer desta semana" foi intercetado, também no Aeroporto Sá Carneiro, "num controlo documental efetuado a um voo proveniente de Gatwick [Reino Unido, um cidadão nacional, de 35 anos de idade, alvo de um mandado de detenção e condução emanado pelo Tribunal Judicial da Comarca de Viseu".
No comunicado o SEF explica que "este mandado tinha em vista a condução a Tribunal para primeiro interrogatório e consequente aplicação de medida de coação ao referido cidadão pela eventual prática de dois crimes de roubo na via pública".