Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Militar da GNR a conduzir camião com combustível é notícia lá fora

A greve dos motoristas, que dura desde segunda-feira, não escapou à atenção mediática da imprensa internacional.

Militar da GNR a conduzir camião com combustível é notícia lá fora
Notícias ao Minuto

09:10 - 14/08/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Greve de motoristas

Os motoristas de matérias perigosas e mercadorias entraram hoje no terceiro dia de greve. Os constrangimentos ainda não se fazem sentir em pleno, mas a notícia do que cá se passa tem tido reflexos para lá da fronteira nacional.

A britânica estação de televisão BBC escreveu um artigo sobre a greve dos motoristas em Portugal, em particular sobre o facto de os agentes da PSP e os militares da GNR terem sido mobilizados para conduzir os camiões de distribuição de combustível para colmatar a paralisação destes trabalhadores. 

Ao longo do texto, o jornalista explica que foi decretada uma requisição civil e que, ou os motoristas grevistas a cumprem, ou correm o risco de ser processados e de passarem até dois anos na prisão.

Notícias ao Minuto© BBC

Em Espanha são mais os meios que dão destaque à greve em Portugal. Tanto o El País, como o El Mundo, o La Vanguardia, o El Economista ou o Publico, entre outros, noticiam o facto de a distribuição de combustível estar a ser assegurada pelos agentes da PSP e pelos militares da GNR. Esta atenção dada pela imprensa espanhola é justificada pelo facto de muitos portugueses que vivem na fronteira irem abastecer os depósitos das viaturas a terras espanholas.

Notícias ao Minuto© El País

Ainda em território europeu, mas em França, também têm sido muitos os órgãos de comunicação social a noticiar a greve dos motoristas portugueses, como é o caso do 20minutes, FranceInfo, La Tribune, France24, Sudouest e RFI, entre outros.

Notícias ao Minuto© France24

A greve dos motoristas chega ainda à Alemanha, onde é dado destaque a Portugal no Deutsche Welle, no Neue Rheinische Zeitung, no Zeit Online e no ZDF.

Notícias ao Minuto© DW

Recomendados para si

;
Campo obrigatório