Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Esgotos vão poder deixar de ser lançados no Rio Vouga sem tratamento

A Águas da Região de Aveiro (AdRA) inaugurou hoje a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Sul de Sever do Vouga, possibilitando que os esgotos deixem de ser lançados no Rio Vouga sem qualquer tratamento.

Esgotos vão poder deixar de ser lançados no Rio Vouga sem tratamento
Notícias ao Minuto

17:57 - 12/08/19 por Lusa

País Aveiro

Em declarações à Lusa, o presidente da AdRA, Fernando Vasconcelos, disse que o concelho de Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, não tinha estação de tratamento e os esgotos "eram lançados na linha de água praticamente sem tratamento".

O município tem uma instalação "muito antiga" que tratava os efluentes da vila, mas, segundo o presidente da AdRA, este equipamento está "completamente inoperacional há muitos anos".

"Passámos de uma situação em que o concelho não tinha forma de tratar as águas residuais geradas pelas pessoas e pela atividade económica do concelho e agora tem", vincou Fernando Vasconcelos.

O presidente da AdRA realça ainda a pertinência deste tipo de instalações para melhorar a qualidade da água do Rio Vouga, que tem uma importância grande do ponto de vista de fruição turística e de lazer.

De acordo com a AdRA, a nova ETAR começou a receber efluente no passado mês de abril e, atualmente, está em período de arranque, que se vai prolongar durante um ano.

"A ETAR está a funcionar bem. Estamos a corrigir algumas situações que é necessário corrigir", disse Fernando Vasconcelos.

A obra, que representou um investimento global de 2,75 milhões de euros, foi cofinanciada por fundos comunitários do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A ETAR Sul de Sever do Vouga vai abranger 11 mil habitantes de seis freguesias do município (Sever do Vouga, Pessegueiro do Vouga, União de Freguesia de Silva Escura e Dornelas, Rocas do Vouga, União de Freguesias de Cedrim e Paradela e Couto de Esteves).

Além deste equipamento, o concelho de Sever do Vouga tem uma ETAR mais pequena que serve a população da freguesia de Talhadas.

Segundo um comunicado da AdRA, a nova ETAR vem responder às exigências ambientais da região, proporcionando "o correto tratamento" das águas residuais e a respetiva devolução ao rio Vouga em condições "ambientalmente seguras".

"Esta infraestrutura está dotada de sistema de desodorização, minimizando o impacto da sua operação na região onde se insere", refere a mesma nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório