Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Chamas em zona de mato cercaram Castelo de Sesimbra

O incêndio que deflagrou domingo à tarde na encosta do castelo de Sesimbra (Setúbal) viria a ser dominado ao final da tarde.

Chamas em zona de mato cercaram Castelo de Sesimbra
Notícias ao Minuto

17:45 - 11/08/19 por Notícias Ao Minuto

País Setúbal

O Castelo de Sesimbra esteve este domingo envolto numa nuvem de fumo após um incêndio ter deflagrado este domingo na zona de mato que rodeia o castelo.

Segundo o site da Proteção Civil, o alerta para a ocorrência foi dado às 16h38.

O fogo começou na Rua da Assenta, na encosta do castelo e, questionada pela Lusa sobre a alegada pluma de cinzas e o fumo que terá provocado sobre Sesimbra, a fonte do CDOS considerou a situação "normal".

"Todos os fogos criam fumo e é normal que crie aquela pluma, o castelo é mesmo encostado a Sesimbra", disse.

Imagens partilhadas por utilizadores nas redes sociais dão conta do cenário no terreno, com o fumo resultante das chamas a envolver a zona do Castelo de Sesimbra.

No Twitter, utilizadores partilharam igualmente vídeos do helicóptero que está a dar apoio no combate às chamas.

O incêndio, segundo revelou à Lusa fonte do Comando Territorial de Setúbal da GNR, obrigou à retirada de "cerca de 50 pessoas" que se encontravam "a visitar" o castelo, as quais foram transportadas para "local seguro".

De acordo com a mesma fonte, quando as chamas eclodiram "na zona envolvente ao castelo" encontravam-se nas instalações "cerca de 50 pessoas e entre 25 a 30 veículos".

"Tenho a informação de que tanto as pessoas como os veículos já foram retirados, de forma progressiva, para evitar a confusão", e foram, "calmamente, transportados para um local seguro", disse.

Dessas pessoas retiradas do interior do castelo pela GNR, "ninguém apresentava ferimentos", assinalou a mesma fonte da guarda.

As operações de combate ao incêndio mobilizavam, por volta das 19h00, 92 operacionais, apoiados por 27 veículos terrestres e um meio aéreo (um helicóptero), revelou a fonte do CDOS. Ao final da tarde o incêndio estava dominado.

[Notícia atualizada às 19h50]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório