Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Marcelo envia mensagem de solidariedade a Grão-Duque do Luxemburgo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje uma mensagem de solidariedade ao Grão-Duque do Luxemburgo lamentando "os danos causados pela passagem de um tornado" pelo país.

Marcelo envia mensagem de solidariedade a Grão-Duque do Luxemburgo
Notícias ao Minuto

16:22 - 10/08/19 por Lusa

País Presidente da República

A mensagem de solidariedade, divulgada no site da Presidência, inclui o povo luxemburguês e os portugueses residentes no Luxemburgo e exprime "votos de rápida recuperação de todos os feridos".

Sete pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, durante a passagem de um tornado na sexta-feira no sudoeste de Luxemburgo, de acordo com o Governo deste país.

Há registo de estradas cortadas por inundações, árvores caídas e interrupção na circulação nos caminhos de ferro.

As rajadas de vento, que atingiram 128 quilómetros, provocaram estragos em mais de uma centena de habitações, bem como em propriedades de cidadãos portugueses, indicou hoje o gabinete do secretário de Estado das Comunidades.

De acordo com a mesma fonte, não há portugueses hospitalizados e toda a situação está a ser acompanhada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da embaixada e do consulado no Luxemburgo.

Os portugueses são a comunidade estrangeira mais numerosa do Luxemburgo, contabilizando, em janeiro de 2019, cerca de 95 mil pessoas ou à volta de 15% da população.

Na região atingida pelo tornado residem cerca de 20 mil portugueses, segundo o secretário de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório