Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Chuva e céu nublado fazem-lhe companhia este fim de semana. E o calor?

O sol só voltará a brilhar e as temperaturas só voltarão a subir a partir da próxima quarta-feira. Até lá, a chuva e o céu nublado vão manter-se.

Chuva e céu nublado fazem-lhe companhia este fim de semana. E o calor?
Notícias ao Minuto

08:00 - 09/08/19 por Filipa Matias Pereira

País Meteorologia

Esta sexta-feira amanheceu chuvosa e assim se manterá pelo menos até ao final da manhã. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se precipitação fraca até ao final da manhã e pequena descida da temperatura, em especial da máxima. De registar ainda o aumento da agitação marítima na costa ocidental.

E as notícias para o final de semana não são as melhores. A previsão para este sábado é de céu pouco nublado ou limpo, ainda que geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até final da manhã. Se estará pelas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, conte temporariamente com períodos de maior nebulosidade por nuvens altas.

O vento, por sua vez, irá soprar fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de noroeste, sendo de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e tornando-se moderado a forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca e nas terras altas a partir da tarde.

De salientar ainda uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior e no Algarve.

Para domingo, indica o IPMA que haverá períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de precipitação nas regiões Norte e Centro, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de noroeste, sendo de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, soprando moderado a forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca e nas terras altas, em especial a partir da tarde. Mas há mais. Este domingo trará ainda uma pequena descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas para este sábado, a mais alta será de esperar em Faro, onde as máximas deverão chegar aos 31º. No Alentejo, mais concretamente em Beja e em Évora, a temperatura também andará próxima desses valores, esperando-se 30º de máxima. Ainda no domínio das máximas, Setúbal e Santarém registarão 28º, Lisboa e Portalegre 27º.

Já para o Centro e Norte os termómetros vão registar temperaturas mais baixas. Em Coimbra e em Bragança poderá contar com 25º, em Leiria e em Braga 24º, em Viseu, Viana e Aveiro 23º, no Porto e na Guarda 22º.

Já quanto às mínimas, a mais alta será de esperar em Faro, 20º, sendo que no resto do território nacional irão variar entre os 15 e os 17º.

No domingo, haverá uma ligeira descida das temperaturas máximas (entre 2/3º) na generalidade do território nacional. Quanto às mínimas espera-se que se mantenham. 

Se pretende fazer planos e para tal precisa de sol, aguarde pela próxima quarta-feira para os concretizar. De acordo com o IPMA, o sol deverá voltará a brilhar e os temperaturas a subir em todo o território até aos 35º. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório