Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Abastecer durante a greve? Eis a lista dos postos onde poderá fazê-lo

Há 374 postos de combustível que integram a rede estratégica de postos de abastecimento (REPA), 54 das quais exclusivas para veículos de abastecimento prioritário.

Abastecer durante a greve? Eis a lista dos postos onde poderá fazê-lo
Notícias ao Minuto

08:00 - 08/08/19 por Filipa Matias Pereira

Economia Greve de motoristas

Face ao pré-aviso de greve dos motoristas, cujo início está previsto para o próximo dia 12, o Governo declarou o estado de emergência energética e fixou os serviços mínimos. Com efeito, foi divulgada, esta quarta-feira, a lista das 374 bombas de combustível que integram a rede estratégica de postos de abastecimento (REPA), 54 das quais se destinam ao abastecimento de veículos prioritários ou equiparados, tais como ambulâncias e carros de bombeiros. 

Nestes postos de abastecimento de combustível o serviço estará assegurado a 100%, caso a greve dos motoristas de matérias perigosas se efetive como previsto, e que poderá prolongar-se por tempo indeterminado.

Já em relação ao “abastecimento de combustíveis destinados a todos os postos do território nacional, foi definido um conjunto de serviços mínimos tendo como referência 50% dos trabalhadores afetos a este tipo de serviço por cada empresa, nas mesmas condições em que devem assegurar em dias úteis, feriados e dias de descanso”, indicou o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social  em conferência de imprensa. 

Vieira da Silva anunciou ainda que também com a referência de 50% dos trabalhadores inclui-se o “abastecimento de gasóleo colorido e marcado e o abastecimento de combustíveis destinados a postos privativos ou cooperativos de empresas de transportes rodoviários de mercadorias”.

A percentagem de referência sobe para os 75% de trabalhadores afetos quando se trata de “postos de empresas que tem por objeto a prestação de serviço público de transporte de passageiros rodoviário, ferroviário, fluvial, mas também telecomunicações, água e energia”.

Os serviços mínimos fixados em 75% incluem ainda “medicamentos e todos os bens essenciais destinados a prisões, centros de acolhimento de crianças e jovens, estruturas residenciais para pessoas idosas, instituições de solidariedade e misericórdia; transporte de bens alimentares e primeira alimentação para animais em explorações e animais vivos por razões de segurança e bem-estar animal”.

Por sua vez, Matos Fernandes, que também marcou presença na mesma conferência, frisou, depois de anunciar o estado de emergência energética, que o reforço "acontece em locais como no Algarve", dado o período de férias, e "em locais onde estão a decorrer algumas colheitas" como por exemplo na lezíria do Tejo e em alguns concelhos do interior.

"Em complemento", anunciou, “o Governo estabeleceu um sistema logístico em que conseguimos garantir que, a partir dos sete centros de distribuição de combustível, somos capazes de levar o combustível a estes postos da REPA”.

De salientar, em relação ao racionamento do combustível, que os consumidores só vão poder atestar 15 litros de cada vez, tal como se prevê na lei que regula o ordenamento jurídico: "Nos 320 postos abertos ao público em geral, o volume máximo de gasolina ou gasóleo que pode ser abastecido é de 15 litros”.

Em reação ao anúncio dos serviços de emergência decretados pelo Governo, o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) apontou o dedos aos ministros, referindo ainda que "dia 7 de agosto deveria ser feriado porque o que os senhores ministros acabaram de fazer foi retirar todos os direitos aos portugueses e aos trabalhadores”.

Recorde-se que Pardal Henriques apresentou nesta quarta-feira uma queixa na Polícia Judiciária em que as visadas são cinco grandes empresas de transportes de pesados, acusadas de fraude fiscal.

Se reside em Lisboa, estes são alguns dos postos de abastecimentos que integram a REPA:

Estrada da Luz (Posto BP)

Av. do Santo Condestável

Rua Frederico George - Eixo N/S -(Sentido S/N)

Nova Rotunda Aeroporto de Lisboa - Av. de Berlim

Av. Almirante Gago Coutinho

Av. Marechal Craveiro Lopes - (Sul/Norte)

Av. das Descobertas (Posto BP)

Av Eng. Duarte Pacheco

Praça José Queirós

Notícias ao MinutoMapa da distribuição geográfica da REPA© ENSE

Se necessitar de abastecer no Porto durante a greve, pode fazê-lo nos seguintes postos:

Rua Engenheiro Ferreira Dias, 1104 ‐ 1150

Rua Exterior Circunvalação

Estrada Exterior da Circunvalação

Estrada Exterior Circunvalação

Alameda de Cartes n.º 429/485

Se está de férias e vai rumar ao Sul do país, eis as opções:

Portimão:

EN 125 Rua S.Pedro

Urbanização Alto do Quintão, Av. V6

Albufeira:

Vale Serves Ferreiras

Sítio Bolota

Lagos:

EN 120 km 74

Ameijeira Verde - Pedra Alçada

Lagoa:

EN 125 - Quinta da Bem Posta

Silves:

EN 124 km 17,900

EN 125 km 63,123 – Pêra

Olhão:

EN 125 – Brancanes

Tavira:

EN 397 km 0,5 – Cachopo

EN 125 km 122 - São Pedro

Rua Almirante Candido dos Reis, 245

Vila Real de Santo António:

Largo da Estação

Faro:

EN 125 km 98,400 – Patacão

CEPSA Aeroporto de Faro

Av. Cidade Hayward

Pode encontrar as restantes opções nesta lista onde se preveem os postos exclusivos e não exclusivos. Aqui pode encontrar ainda os postos de combustíveis que estão disponíveis nas regiões autónomas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório