Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Advogado dos motoristas de matérias perigosas apresenta queixa na PJ

O vice-presidente do Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas acusa as grandes empresas de transportes de pesados de fraude fiscal.

Advogado dos motoristas de matérias perigosas apresenta queixa na PJ
Notícias ao Minuto

17:16 - 07/08/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Pardal Henriques

O advogado e vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) apresentou uma queixa-crime na Polícia Judiciária tendo como alvo grandes empresas de transporte de pesados, avança o jornal Expresso.

Pardal Henriques confirmou a informação ao semanário, explicando que na origem da sua denúncia estão práticas de fraude fiscal que são levadas a cabo “por várias empresas representadas pela ANTRAM”.

Entre estas contam-se as cinco que ontem anunciaram que hoje entregariam uma providência cautelar para tentar impedir a realização da greve alegando a ilegalidade do pré-aviso.

A informação foi revelada pelo advogado que representa as cinco transportadoras, cujos nomes ontem não foram revelados, mas que hoje Pardal Henriques tornou públicos: "São a Transportes Paulo Duarte, Atlantic Cargo, J Barroso, Alves Bandeira, Transfrota e Tiel", afirmou.

Na providência cautelar, que deu entrada no Tribunal do Trabalho de Lisboa, é pedida a ilegalidade do pré-aviso de greve e dos fundamentos do pré-aviso por considerarem que há um abuso do direito à greve e da boa-fé, já que estava em curso um processo negocial, e que está em causa o princípio da proporcionalidade.

Em reação, Pardal Henriques afirmou, ontem, que irá aguardar "com tranquilidade" o resultado da providência, lembrando, contudo, que "nunca existiu em Portugal uma providência cautelar para bloquear um direito à greve, como também nunca existiu, por exemplo, um Governo dizer que vai utilizar as Forças Armadas para bloquear um direito à greve".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório