Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Uma casa para arrendar. Agora é o Bernardo quem precisa da ajuda de todos

Desde que foi diagnosticado com ELA, Bernardo Pinto Coelho transformou-se num exemplo de força para todos. A sua perseverança e luta contra a doença chamaram a atenção de muitos. Mas agora é o Bernardo quem precisa de ajuda: uma casa para arrendar em Cascais com algumas características específicas. Acontece que as poucas portas a que bateu fecharam-se porque... “uma pessoa deficiente não conseguirá manter a casa em condições de limpeza e conservação”.

Uma casa para arrendar. Agora é o Bernardo quem precisa da ajuda de todos
Notícias ao Minuto

08:40 - 07/08/19 por Ana Lemos

País ELA

�Quero ficar curado, não vou desistir, vou continuar a lutar. E agora tenho uma responsabilidade acrescida porque estou a ajudar muita gente”. Foi com esta convicção e coragem que há quatro anos, em conversa com o Notícias ao Minuto, Bernardo Pinto Coelho contou como decidiu lutar contra o destino que ELA teima em impor-lhe. Falamos da Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa que, com o tempo, leva à imobilidade física, atrofiando os músculos.

Mas Bernardo nunca se rendeu e continua a sua luta. “Pelo seu olhar percebemos que tem a força de vir um dia a correr no Guincho, como é o seu sonho desde que conheceu o diagnóstico. Contra todas as previsões, e graças à perseverança do nosso pai [o médico Manuel Pinto Coelho], que estuda e luta todos os dias para lhe proporcionar novos tratamentos e novas esperanças, o nosso Bernardo continua com uma expressão cheia de vida e de vontade de continuar a ser um exemplo de força para todos”. Quem o diz é Filipa, irmã de Bernardo.

De 2015, quando visitou a redação do Notícias ao Minuto, até hoje, Bernardo já editou um livro ('O Que Eu Aprendi com E.L.A.’), casou-se, manteve a sua dieta alimentar, seguiu à risca as indicações médicas, continuou a fazer os seus exercícios diários, mas está mais debilitado. A cadeira de rodas faz agora parte da sua vida. E, também por isso, “precisa de uma casa nova”. “A casa em que vive é cara demais para conseguir sustentar todo este investimento na sua saúde” e não tem as condições de que necessita.

Precisa de uma casa com “acesso facilitado para cadeira de rodas, casa de banho com poliban (e não banheira), de estacionamento facilitado” e, claro, “de estar localizada perto da sua família e amigos” no centro de Cascais. Condições que parecem apenas pequenos pormenores, mas que se estão a revelar uma dificuldade.

Ao Notícias ao Minuto, Filipa, que recentemente publicou um post no Facebook em jeito de apelo à sensibilidade de todos e também de alguma revolta pela procura incansável - mas sem sucesso – de casa para o irmão, conta: “a última resposta que obtivemos, depois de duas situações que já estavam também confirmadas em duas outras casas, foi que ‘a proprietária não aceita o arrendamento, visto não ser adequado para as pessoas que pretendem arrendar’”, ou seja, para uma pessoa deficiente que "não conseguirá manter a casa em condições de limpeza e conservação adequadas".

Outro dos argumentos que Filipa também já ouviu, apesar de ter dúvidas em acreditar que sejam as verdadeiras razões, é a de que os proprietários tinham mudado de ideias e “optado por vender em vez de arrendar”.

Acontece que o Bernardo não está só. Além da família e amigos “tem a sorte de ter sempre com ele um cuidador 24 horas por dia” e “uma empregada doméstica”. Ainda assim, e depois de três contratos quase fechados, nenhuma porta se abriu.

Vamos ajudar o Bernardo? Se conhece alguém com um imóvel com as características de localização, acessibilidade e comodidade de que o Bernardo precisa, ou se tem uma casa disponível, envie um email com essa informação para: [email protected]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório