Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Sem tréguas" para com abandono escolar eis a 'Segunda Oportunidade 2ªO'

'Segunda Oportunidade 2ªO' é o novo programa lançado pelo Ministério da Educação e que visa combater os índices de abandono escolar.

"Sem tréguas" para com abandono escolar eis a 'Segunda Oportunidade 2ªO'
Notícias ao Minuto

11:02 - 06/08/19 por Filipa Matias Pereira

País Abandono escolar

Chama-se 'Segunda Oportunidade 2ªO' e é a mais recente iniciativa do Governo no combate ao abandono escolar. O Ministério da Educação pretende mobilizar a sociedade "sem tréguas" e assim contornar esta realidade.

O programa tem por base "linhas orientadoras de um programa de intervenção junto de jovens que abandonaram o sistema educativo e se encontram em risco de exclusão social", pode ler-se no comunicado enviado às redações.

As experiências baseiam-se em iniciativas já desenvolvidas por diferentes entidades, como a 'Escola de Segunda Oportunidade' em Matosinhos (vencedora do Prémio Manuel António da Mota), o Projeto 'Arco Maior' no Porto, a Rede Europeia de Escolas de Segunda Oportunidade (European Association of Cities, Institutions and Second Chance Schools) e a manifestação de interesse, neste tipo de intervenção, de instituições de diferentes zonas do país.

Portugal, reforça o Ministério da Educação, "torna-se, assim, o primeiro país a institucionalizar esta oferta, que deixa de depender de iniciativas avulsas e sem enquadramento legal óbvio".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório