Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Jovem português desaparecido em praia espanhola

O desaparecimento foi reportado no domingo por um brasileiro que afirma ter conhecido o jovem português momentos antes de entrarem no mar.

Jovem português desaparecido em praia espanhola
Notícias ao Minuto

09:59 - 06/08/19 por Filipa Matias Pereira

País Desaparecimento

Um cidadão português terá desaparecido, neste domingo, na Praia de Samil, em Espanha. Mais de 48 horas depois de ter sido reportado o desaparecimento do homem no mar, ainda não foi apresentada queixa às autoridades. A Guardia Civil retomará as buscas esta terça-feira.

Um jovem brasileiro revelou ao Faro de Vigo que conheceu, no domingo, um jovem português de 25 anos e decidiram entrar no mar juntos. Porém, a certa altura, o brasileiro alega ter deixado de ver o português que tinha conhecido momentos antes.

Perante a situação, o brasileiro afirma ter mergulhado e procurado pelo jovem, mas não o avistou. Decidiu, por isso, regressar à costa e dar o alerta ao Centro de Coordenação de Emergência da Praia de Samil. Eram 17h26 em Espanha (16h26 em Portugal) quando foi dado o alerta. 

Os nadadores salvadores, acompanhados por duas embarcações da Proteção Civil espanhola, levaram a cabo as buscas pelo jovem. Sem sinais do português de 25 anos, as autoridades solicitaram a colaboração dos Bombeiros de Vigo, que dispõem de uma unidade de mergulhadores para operarem em situações de salvamento marítimo. As operações decorreram até que tivessem de ser suspensas por falta de visibilidade.

Nesta segunda-feira as buscas foram retomadas ao início da manhã e suspensas pelas 19h. Mas as autoridades continuaram sem encontrar qualquer indício do português. Já esta terça-feira as buscas serão novamente retomadas, passando agora a ser coordenadas pelo Grupo Especial de Atividades Subaquáticas da Guardia Civil.

Até ao momento, ainda não foi apresentada queixa relativa ao desaparecimento do jovem português. Mas um casal que estava também na praia no domingo à tarde corrobora a versão do brasileiro, afirmando ter visto um banhista perto de uma bóia no mar, mas que desapareceu de seguida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório