Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Apreendidos 100 quilos de ameijôa: "Pode colocar saúde pública em causa"

A apreensão e o alerta foram feitos, esta segunda-feira, pela Guarda Nacional Republicana.

Apreendidos 100 quilos de ameijôa: "Pode colocar saúde pública em causa"
Notícias ao Minuto

17:56 - 05/08/19 por Patrícia Martins Carvalho

País GNR

Os militares da GNR apreenderam um total de 100 quilos de amêijoa-japonesa, na zona da praia do Samouco, em Alchocete, por falta de registo e devida documentação.

Aquela força de segurança explica que a apreensão foi levada a cabo durante uma ação de fiscalização rodoviária no Samouco, nos dias 1 e 2 de agosto.

Os militares detetaram um “veículo que transportava bivalves em situação irregular” pois os dois infratores não só não possuíam o cartão de mariscador - documento obrigatório para a prática desta atividade - como também não tinham a documentação comprovativa da origem dos bivalves.

O pescado foi apreendido e devolvido de imediato ao mar, enquanto os dois homens, de 34 e 39 anos, foram identificados, podendo vir a ser sancionados com uma coima de até 3.740 euros.

De referir que não raras vezes são noticiadas apreensões do mais diverso pescado, sendo a ameijôa um dos bivalves mais recolhidos.

Por essa razão, a GNR volta a fazer um alerta aos cidadãos: “a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higienossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório