Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

GNR vai estar alerta ao consumo de álcool dos condutores

Ação de prevenção tem início esta segunda-feira e decorre até ao dia 13 de agosto.

GNR vai estar alerta ao consumo de álcool dos condutores
Notícias ao Minuto

14:57 - 05/08/19 por Filipa Matias Pereira

País Álcool

À semelhança da Polícia de Segurança Pública, também a Guarda Nacional Republicana irá levar a cabo, a partir desta segunda-feira e até ao dia 13 de agosto, uma operação de fiscalização intensiva da condução sob efeito do álcool - operação Taxa Zero. O objetivo? "Promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores e diminuir a sinistralidade rodoviária grave".

Defende a força de segurança em comunicado enviado às redações que esta época do ano se caracteriza pelo aumento de consumo de álcool em diversas ocasiões sociais. Este fator, associado a outros aspetos como o aumento da circulação em locais de veraneio e de diversão noturna, "potencia a ocorrência de acidentes, muitas vezes com consequências graves", constata a força de segurança.

Recorda a GNR que em 2018 detetou 9.647 crimes de condução sob a influência de álcool e registou 14.947 acidentes em que os condutores intervenientes apresentaram uma taxa de álcool no sangue superior a 0,50 g/l, e destes, 6 825 tinham uma taxa crime. Em 2019, no período de 1 de janeiro a 31 de julho, a GNR detetou 15 822 condutores com excesso de álcool, dos quais 6.261 apresentavam uma taxa crime.

Segundo o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, uma em cada três vítimas mortais em acidente de viação conduzia com uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório