Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

É oficial. PJ cancela a greve agendada para este mês

A decisão da direção da ASFIC-PJ já era esperada depois de o Governo ter aprovado medidas que garantem as reivindicações dos investigadores.

É oficial. PJ cancela a greve agendada para este mês
Notícias ao Minuto

13:04 - 05/08/19 por Ana Lemos

País ASFIC-PJ

A ASFIC-PJ (Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária) vai cancelar "ainda hoje" a greve ao trabalho suplementar "por decisão dos associados expressa nas assembleias regionais", lê-se no comunicado enviado às redações.

Apesar de no passado dia 25 de julho terem sido aprovados, em sede de Conselho de Ministros, os diplomas da Lei Orgânica e dos Estatutos Profissionais, "os associados deliberaram - por maioria - avançar com a paralisação por não terem em sua posse os referidos documentos".

Mas, esta segunda-feira, e após "contactos com o Governo, a Direção Nacional da ASFIC-PJ logrou obter os documentos e confirmar que os textos aprovados continham as reivindicações negociadas com os investigadores".

Assim sendo, e porque "a Polícia Judiciária é uma organização séria", e após a receção do documento que assegura que serão cumpridas as reivindicações da ASFIC, "não há razão nenhuma que justifique esta greve”, afirma Ricardo Valadas, presidente da associação sindical.

De acordo com a ASFIC-PJ, o documento aprovado pelo Governo "respeita os princípios fundamentais, orientadores e definidores da carreira de investigação criminal, pelos quais vimos pugnando desde há muitos anos a esta parte". Além disso, refere ainda o comunicado, "foram criados os alicerces para termos uma PJ mais forte e uma carreira de investigadores criminais diferenciada".

Uma vez 'cumprida' a parte do Governo, e após análise detalhada aos documentos, a direção da ASFIC-PJ - que inclui as direções regionais - "decidiu levantar o pré-aviso de greve em vigor, interrompendo todas as formas de luta a partir das 00h00 do dia 6 de agosto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório