Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Quase 20 concelhos em risco máximo. Temperaturas vão chegar aos 36º

Mais de uma dezena de concelhos dos distritos de Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Quase 20 concelhos em risco máximo. Temperaturas vão chegar aos 36º
Notícias ao Minuto

07:00 - 05/08/19 por Lusa

País Incêndios

Os municipios de Tabuaço (Viseu), de Abrantes, Sardoal, Mação e Ferreira do Zêzere (Santarém), de Nisa e Gavião (Portalegre), de Vila de Rei (Castelo Branco), de Alvaiázere (Leiria), e de Tavira, Castro Marim e Alcoutim (Faro) são aqueles que apresentam durante o dia de hoje maior risco de incêndio.

O IPMA colocou ainda em risco muito elevado dezenas de concelhos pertencentes aos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Faro, e em risco elevado dezenas de outros do interior centro e norte do país e toda a região do Alentejo.

Para o dia de hoje o IPMA prevê uma ligeira descida das temperaturas mínimas e vento moderado de noroeste durante a tarde, sendo por vezes forte nas terras altas das regiões Centro e Sul.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 36º (Castelo Branco) e os 23º (Sagres e Sines), ao passo que as mínimas vão variar entre os 12º (Viseu) e os 19º (Faro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório