Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

GNR reforça patrulhamento para lhe garantir umas "férias tranquilas"

Vai de férias? Guarda Nacional Republicana andará por aí, nas fronteiras, nas festas, nas praias, para garantir que os dias de descanso que tanto desejou corram de feição.

GNR reforça patrulhamento para lhe garantir umas "férias tranquilas"
Notícias ao Minuto

10:58 - 02/08/19 por Melissa Lopes

País Verão

O mês de agosto é o rei do verão no que toca a férias. Sabendo disso, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar este fim de semana o patrulhamento e apoio em todo o território nacional, com especial atenção nas praias, festas, romarias e eventos de grande dimensão. Paralelamente, a GNR patrulhará os principais eixos rodoviários, nomeadamente nas fronteiras, onde se espera a chegada de muitos portugueses que regressam ao país.

Tendo em conta o “aumento substancial do tráfego” e com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar os condutores, a GNR irá “privilegiar uma atuação preventiva”, contando também com o apoio da Guardia Civil, de Espanha, para realizar ações de sensibilização e fiscalização, na proximidade das fronteiras terrestres.

Outra das preocupações da GNR é a prevenção da criminalidade contra o património. Nesse âmbito, recorda esta autoridade, está ativo o 'Programa Chave Direta', cujo objetivo é garantir a segurança das residências habituais dos cidadãos que se encontram de férias, através da realização de ações de patrulhamento junto das mesmas durante a ausência dos seus proprietários.

A adesão ao programa deve ser solicitada pelo menos 48 horas antes da ausência dos proprietários da residência, através do registo disponível online em Verão Seguro, ou no posto da GNR da respetiva área de residência.

A GNR tem ainda implementado o 'Programa Turismo Seguro', com o objetivo de promover o apoio, a segurança e o combate ao crime contra o turista, nacional ou estrangeiro, contribuindo assim para uma estadia pacífica para quem visita Portugal, para além do reforço de patrulhamento especializado com vista ao atendimento, acolhimento e encaminhamento destes cidadãos em específico.

Para promover e facilitar o policiamento de proximidade com os turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a GNR contará também com a presença permanente de militares da Guardia Civil do Reino de Espanha, da Gendamarie Nationale francesa e dos Carabinieri de Itália para a realização de patrulhamento misto, nas zonas balneares mais turísticas do Algarve, Porto, Lisboa e Setúbal.

Por outro lado, a GNR irá também reforçar o patrulhamento em localidades espanholas, francesas e italianas mais frequentadas pelos portugueses, designadamente em Santiago de Compostela, Ourense, Lugo, Ayamonte, Isla Cristina, Lepe, Goian, Burgos, Alcanizes e Valladolid (Espanha), Landes e Biarritz (França), Florença, Roma e Veneza (Itália).

Finalmente, prevendo-se neste fim de semana temperaturas elevadas e o aumento do risco de incêndio, será também reforçado o patrulhamento terrestre em todo o território continental, no intuito de prevenir incêndios florestais.

Para este efeito, a GNR, através das suas valências de Proteção da Natureza e Ambiente, territorial, investigação criminal, bem como do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), intensificará a vigilância das zonas de maior risco de incêndios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório