Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Casa Diocesana do Porto disponibiliza 120 quartos para universitários

A Casa Diocesana -- Seminário de Vilar, no Porto, vai disponibilizar 120 quartos a estudantes universitários a partir do próximo ano letivo para colmatar a falta de alojamento na cidade, adiantou hoje à Lusa o ecónomo da Diocese do Porto.

Casa Diocesana do Porto disponibiliza 120 quartos para universitários
Notícias ao Minuto

19:12 - 31/07/19 por Lusa

País Ano letivo

O padre Samuel Guedes explicou que este acolhimento de estudantes é fruto de um protocolo que está a "ser desenhado" com a Universidade do Porto (UP) e que, nos próximos dias, deverá estar fechado, a tempo do arranque do ano letivo 2019/2020.

"É mais uma possibilidade que os estudantes têm na cidade e é com gosto que a Diocese do Porto faz este acolhimento, sendo esta parceria uma vontade do bispo, depois de uma abordagem por parte do secretário de Estado do Ensino Superior", referiu.

O sacerdote não quis adiantar os moldes do protocolo, nomeadamente no que a preços se refere, por ainda estarem a ser trabalhados e discutidos.

Apesar desta disponibilização de quartos, o ecónomo da diocese avançou que a Casa Diocesana de Vilar já acolhe estudantes, sobretudo vindos de países africanos e em Erasmus.

Este ano, o seminário teve 70 estudantes, quer estrangeiros, quer portugueses, revelou.

"Não tínhamos esta divulgação feita, nem estávamos a trabalhar com a casa aberta para alojamento de estudantes, mas já tínhamos esse serviço", frisou.

Além de estudantes, a Casa Diocesana de Vilar aloja turistas, peregrinos e pessoas, sobretudo ligadas ao mundo empresarial, acrescentou.

O seminário dispõe de lavandaria, restaurante, bar, cafetaria e salas de estudo, sublinhou, acrescentando que são serviços que também poderão ser prestados aos estudantes.

Tem ainda capelas e igreja, loja de arte e gastronomia, galeria de exposições, salas de reuniões e conferências, auditório com mais de 1.200 lugares e esplanada.

"Abrir a nossa casa é um serviço que prestamos à cidade e às pessoas", reforçou.

A 26 de fevereiro foi publicado em Diário da República um decreto-lei com um plano nacional para aumentar o número de camas para estudantes do ensino superior que abrange, numa primeira fase, um aumento de 80%, o equivalente a cerca de 12 mil camas.

Esse plano inclui a construção, reabilitação e requalificação de mais de 250 imóveis no país, abrangendo mais de 7.500 camas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (6.927 novas camas para a Área Metropolitana de Lisboa e 1.650 novas camas para o Norte).

Em março, a Misericórdia do Porto anunciou a construção de o "Bairro Académico", a primeira cooperativa de habitação estudantil na cidade com cerca de mil camas e a um preço a rondar os 250 euros por mês, estando a sua abertura prevista para 2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório