Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 32º

Avaliação iraquiana de contingente português é "extremamente positiva"

O ministro da Defesa Nacional congratulou-se hoje com a apreciação "extremamente positiva" de um comandante das forças iraquianas sobre o papel do contingente português na formação dos militares iraquianos.

Avaliação iraquiana de contingente português é "extremamente positiva"
Notícias ao Minuto

12:09 - 31/07/19 por Lusa

País Ministro da Defesa

João Gomes Cravinho falava no Campo de Treino de Besmayah, na base militar 'Gran Capitan', onde está destacado o 9.º contingente português na operação "Resolução Inerente", da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Durante a visita ao contingente de 30 militares portugueses, incluindo três mulheres, o ministro assistiu a uma parte do treino fornecido pelas forças nacionais e ouviu o comandante das forças iraquianas que estão a receber formação.

Gomes Cravinho disse ter tido uma "apreciação extremamente positiva", quer no âmbito da formação, quer no das relações humanas.

Os portugueses aliam uma "interlocução natural" a um "profissionalismo para ministrar a formação", disse, assinalando que o objetivo é as "forças de segurança iraquianas tomarem conta da segurança do seu país".

Trata-se de um "passo absolutamente fundamental" face à "ameaça do terrorismo, em particular do Daesh [acrónico árabe para o grupo extremista Estado Islâmico]".

O 9.º contingente chegou no Iraque em abril e parte em outubro.

Desde novembro de 2018, os militares portugueses já deram instrução a mais de 2.000 elementos do exército e da polícia federal iraquiana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório