Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sociedade internacional distingue investigadores portugueses

A IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBS), uma sociedade internacional que promove a engenharia biomédica, distinguiu durante a sua 41.ª conferência anual, em Berlim, o trabalho desenvolvido por cerca de 300 investigadores portugueses, foi hoje anunciado.

Sociedade internacional distingue investigadores portugueses
Notícias ao Minuto

11:12 - 31/07/19 por Lusa

País Reconhecimento

Em comunicado, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) explica esta foi a "primeira vez" que o prémio, atribuído no âmbito do Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos (IEEE) - uma associação internacional de engenheiros que tem como objetivo promover a excelência científica - distinguiu os investigadores nacionais de engenharia biomédica.

No âmbito deste instituto internacional, a EMBS é a sociedade que promove a engenharia aplicada à medicina e biologia, contando já com mais de dois mil membros e 122 capítulos divididos por cinco cantos do mundo: Ásia-Pacífico, Europa, Médio Oriente/África, América Latina e América do Norte.

Na Europa, existem 22 capítulos, incluindo o de Portugal, que foi criado em 2006 para divulgar e difundir o estatuto e os eventos realizados na área da engenharia biomédica.

Foi durante a 41.ª edição da conferência anual da EMBS, que decorreu entre o dia 23 e terça-feira, em Berlim, que os investigadores portugueses viram o capítulo português ser "reconhecido".

Contactado pela Lusa, Miguel Coimbra, presidente do capítulo nacional, afirmou que esta distinção permitiu "confirmar a excelência, motivação e energia que existe em Portugal".

"Este tipo de reconhecimento credibiliza-nos com muita força", frisou.

Miguel Coimbra explicou que o capítulo nacional, ao ser uma subdivisão daquela sociedade, visa "auxiliar e certificar todos os eventos" que se realizam nesta área em Portugal.

"Tentamos identificar todos os eventos em Portugal, certificamos a sua qualidade e ajudamos na organização, seja em convidar oradores de renome ou a desenvolverem mais iniciativas", disse.

À Lusa, Miguel Coimbra acrescentou que o objetivo dos investigadores passa agora por "tentar que, em 2021, uma conferência internacional da EMBC se realize em Portugal" e conseguir atribuir "o grau de 'fellow' a um investigador de engenharia biomédica português".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório