Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Operação Traveler: GNR desmantela rede de contrabando de tabaco no Porto

O Estado terá sido lesado em mais de 800 mil euros.

Operação Traveler: GNR desmantela rede de contrabando de tabaco no Porto
Notícias ao Minuto

11:20 - 30/07/19 por Filipa Matias Pereira

País Tabaco

Foi apreendida cerca de uma tonelada de tabaco e de 40 mil cigarros pela Guarda Nacional Republicana, esta segunda-feira, no Porto.

A força de segurança apreendeu ainda, no âmbito da operação Traveler, oito máquinas de corte de tabaco, pulverizadores e diversos outros utensílios utilizados para a manufaturação de cigarros, cinco balanças utilizadas na pesagem do tabaco, 24 telemóveis, computadores e periféricos, uma arma de fogo e 16 mil euros em numerário.

A GNR deteve também um suspeito por posse de arma proibida e 10 outros foram constituídos arguidos, tendo sido submetidos à medida de coação de termo de identidade e residência.

Detalha o comunicado enviado às redações que esta operação teve por base uma investigação que decorria há cerca de um ano e de acordo com a qual tinha sido efetuadas 17 detenções pelo crime de introdução fraudulenta no consumo.

Com a operação Traveler a força de segurança quis pôr termo às atividades de uma rede de contrabando que se dedicava, "de forma organizada e reiterada, à introdução fraudulenta em Portugal de folha de tabaco com procedência de Espanha". Já em Portugal, o tabaco era transformado em cigarros que eram "ilicitamente comercializados".

Ainda no decurso da investigação já tinham sido apreendidas cerca de 4,6 toneladas de folha de tabaco em bruto e cerca de 294 quilos de tabaco já triturado, com valor estimado de 1 milhão de euros.

Estima-se que a atuação desta rede lesou o Estado em mais de 800.000 euros, por evasão ao pagamento de impostos diretos e indiretos, designadamente ao Imposto Especial Sobre o Consumo de Tabaco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório