Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2021
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Edição

Opart e sindicato dos músicos assinam protocolo sobre negociações

O Opart, que tutela três estruturas nacionais de teatro lírico, música e dança, e o sindicato do setor assinaram um protocolo que fixa as regras das negociações para um Acordo de Empresa e um Regulamento Interno de Pessoal.

Opart e sindicato dos músicos assinam protocolo sobre negociações
Notícias ao Minuto

00:46 - 30/07/19 por Lusa

País Setor

O protocolo foi assinado na segunda-feira, em Lisboa, entre o Conselho de Administração do Organismo de Produção Artística (Opart) e o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE), segundo uma nota de imprensa divulgada pelo Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), que é tutelado pelo Opart, juntamente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Companhia Nacional de Bailado.

As três estruturas estiveram em greve em junho por uma harmonização salarial entre trabalhadores, um regulamento interno de pessoal e melhores condições laborais e de higiene.

De acordo com o protocolo negocial, o Opart compromete-se a apresentar a proposta de Acordo de Empresa e de Regulamento Interno de Pessoal na semana de 02 a 06 de setembro. As negociações decorrerão até janeiro, período que poderá ser prorrogado.

Serão alvo de negociação prioritária matérias como o período de trabalho, a harmonização salarial e a segurança e saúde no trabalho, refere o texto assinado pelas partes contratantes.

A greve ocorrida em junho foi suspensa pelos trabalhadores dias depois de a nova administração do Opart ter tomado posse, sendo liderada por André Moz Caldas, que sucedeu a Carlos Vargas, cujo mandato tinha terminado em dezembro de 2018.

Os trabalhadores suspenderam na altura a paralisação por considerarem que a nova administração do Opart demonstrou ter capacidade de "propor um caminho de compromisso e negociação", de acordo com o Cena-STE.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório