Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Alerta: Temperaturas de 40ºC e rajadas de vento elevam risco de incêndio

O aviso à população é emitido, esta segunda-feira, pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Alerta: Temperaturas de 40ºC e rajadas de vento elevam risco de incêndio
Notícias ao Minuto

19:41 - 29/07/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Proteção Civil

Os próximos dois dias vão ficar marcados por um aumento da intensidade do vento e das temperaturas e por uma diminuição da humidade, estando assim completa a ‘receita’ para um elevado risco de incêndio.

Num aviso feito à população, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avisa que amanhã, terça-feira, será o dia “mais crítico em termos de intensidade do vento (durante o dia todo), em particular o distrito de Faro (principalmente o barlavento algarvio) e as regiões Centro e Sul, podendo ocorrer rajadas até 70 km/h (principalmente nos distritos de Lisboa e Leiria).

Para quarta-feira, a previsão é a de que os termómetros cheguem aos 40ºC no interior do Alentejo, o que será o culminar de uma “subida gradual” da temperaturas.

Ao mesmo tempo, a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) permite antecipar que o vento irá “soprar forte” amanhã e depois, podendo “ocorrer rajadas até 75 km/h no Algarve (em particular na Foia e em Monchique) e até 65 km/h no litoral oeste, incluindo no período noturno”.

A ANPC destaca ainda o facto de a humidade relativa do ar baixar, “não sendo expectável que ocorra recuperação noturna no Algarve e no distrito de Castelo Branco”.

Face ao exposto, é de esperar um “aumento dos índices de risco de incêndio durante o dia de amanhã, em especial no interior Norte e Centro e na região do Algarve”.

Por esta razão, a ANPC recomenda “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório