Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

"Ausência" e "equívocos" marcam políticas de conservação da natureza

A associação ambientalista Zero afirmou hoje que as políticas públicas de conservação da natureza do Governo, nos últimos quatro anos da legislatura, foram de "ausência, indefinição, desorientação e equívocos".

"Ausência" e "equívocos" marcam políticas de conservação da natureza
Notícias ao Minuto

15:35 - 27/07/19 por Lusa

País Zero

Em véspera da comemoração do Dia Nacional da Conservação da Natureza, a Zero faz uma analise retrospetiva, considerando como fator mais relevante a "ausência da conservação da natureza do espaço público e da ação política".

De acordo com a Zero -- Associação Sistema Terrestre Sustentável, "pouco foi concretizado na política pública pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, gerando uma indefinição na aplicação de medidas que permitiriam fazer face a um conjunto de problemas já diagnosticados ao nível da conservação dos valores naturais em território continental e que continuam sem solução".

A Zero critica a "clara indefinição" ao nível da conservação das aves necrófagas, das aves estepárias, do lobo-ibérico, assim como no que respeita à preservação de habitats em "estado de conservação desfavorável".

A associação critica também o "incompreensível adiamento" por quatro anos da publicação do decreto lei que estabelece o regime jurídico aplicável ao controlo, detenção, introdução na natureza e ao repovoamento de espécies exóticas, considerando que "é um dos exemplos claros da inércia registada".

A Zero refere ainda aquilo que chama de "desorientação" que marcou a atuação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) durante este período, "em resultado da aposta numa equipa dirigente que apesar dos pedidos efetuados nunca recebeu e/ou dialogou com a ZERO e não esteve à altura dos desafios que se colocam ao nível dos investimentos públicos para aquisição de conhecimento".

Quanto a equívocos, a associação refere aquele em que o atual Governo ao atribuiu responsabilidades de gestão das Áreas Protegidas ao Municípios, considerando que "este erro crasso da política pública terá que ser obrigatoriamente revertido na próxima legislatura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório