Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Incêndio no Algarve "já está dominado"

Dispositivo de combate ao incêndio irá manter-se no local por precaução, por causa do vento e das temperaturas elevadas.

Incêndio no Algarve "já está dominado"
Notícias ao Minuto

19:33 - 26/07/19 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

País Proteção Civil

O incêndio de Silves, no Algarve, já se encontra dominado, de acordo com o último ponto de situação da Proteção Civil. A autoridade esclareceu que "as três frentes de incêndio foram sendo debeladas durante a tarde" e que "cerca de 80% do perímetro" consolidado.

"O quadro meteorológico, pelo menos em relação ao vento, vai-se manter pelo menos até às 22h, quer no quadrante, quer na intensidade pelo que não vamos desmobilizar quaisquer meios, vão-se manter", afirmou o comandante operacional Richard Marques., dando conta da manutenção do dispositivo de combate no terreno.

O bombeiro da corporação de Aljezur que sofreu ferimentos no combate ao incêndio em Silves, no Algarve, tem queimaduras nos membros inferiores, mas o seu estado não inspira cuidados de maior.

O comandante operacional e dos bombeiros de Portimão explicou que o bombeiro estava na frente de fogo quando foi atingido pelas chamas, mas garantiu que os ferimentos "não são uma situação de preocupação maior", apesar de ter sido mesmo assim transportado para uma unidade hospitalar, que não identificou.

O comandante frisou ainda que as notícias que davam conta da evacuação por precaução de uma zona utilizada para parquear autocaravanas em Paul, não são rigorosas, porque no local há "um parque ilegal de autocaravanas, mas que na altura estava desocupado", assegurou.

Recorde-se que o incêndio que deflagrou hoje à tarde na zona de Vale Figueira, concelho de Silves, no distrito de Faro, tinha obrigado ao corte da A2 nos dois sentidos, mas o trânsito já tinha sido, entretanto, reaberto no sentido sul-norte.

O efetivo de combate com cerca de 199 operacionais, 74 meios técnicos, 12 máquinas de rasto vai manter-se ao longo da noite a trabalhar no rescaldo, depois de uma tarde em que chegaram a contar com o apoio de 12 meios aéreos, oito dos quais a operar em permanência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório