Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Fogo em Silves "lavra com muita intensidade". Oito meios aéreos no local

Um incêndio que deflagrou em Silves, no Algarve, pelas 12h00 tem agora três frentes ativas. Parque de caravanismo evacuado por precaução. A2 esteve encerrada à circulação mas já foi reaberta.

Fogo em Silves "lavra com muita intensidade". Oito meios aéreos no local
Notícias ao Minuto

15:06 - 26/07/19 por Melissa Lopes

País Incêndios

De acordo com a Protecção Civil, o incêndio em Silves deflagrou na zona de Vale Figueira, em Silves, pelas 12h09, e tem três frentes ativas.

"A intensificação do vento" está, nesta altura, a provocar "muitas projeções, o que está a dificultar o combate às chamas", disse fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Faro.

No combate ao incêndio estão mobilizados mais de 200 bombeiros, auxiliados por 58 meios terrestre e oito meios aéreos, de acordo com a página da Proteção Civil às 17 horas.

Devido ao incêndio, pelas 15h15 a A2 esteve cortada à circulação em ambos os sentidos, tendo pelas 17 horas sido reaberta ao trânsito.

Num balanço feito ao Notícias ao Minuto feito às 17 horas, o CDOS de Faro disse que o fogo lavrava "com muito intensidade" e que continuava o combate a ser dificultado pelo "vento forte" que se fazia sentir. Os meios no terreno não estão a conseguir responder às projeções a longas distâncias causadas pelo vento forte, disse ainda a mesma fonte.

O mesmo porta-voz adiantou, pelas 17h30, que uma das frentes já estava dominada, outra em rescaldo, sendo a frente sudeste a que continua a dar mais trabalho aos operacionais.

Nesta altura, não havia populações em perigo, estando a ser tomadas todas as medidas preventivas. Nesse sentido, e por precaução, foi dada ordem de evacuação de um parque de caravanismo, na zona de São Bartolomeu de Messines, não havendo indicação do número de pessoas retiradas.

[Notícia atualizada às 17h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório