Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Denúncias contra youtuber que lidera grupo de adolescentes chegam ao MP

Grupo de youtubers menores, fundado por um adulto, está a gerar onda de indignação nas redes sociais e fora delas. A Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção de Menores e Jovens (CNPDPCJ) remeteu o assunto ao Ministério Público que confirma a instauração de um inquérito.

Denúncias contra youtuber que lidera grupo de adolescentes chegam ao MP
Notícias ao Minuto

14:45 - 26/07/19 por Notícias Ao Minuto

País Polémica

Hugo Strada tem 36 anos e é fundador do Team Strada, um projeto de adolescentes youtubers agora envolto em polémica suscitada depois de o grupo ter participado, no passado dia 19, no programa Curto Circuito (CC) da SIC Radical com a missão de se darem a conhecer.

Acontece que um dos jovens, conhecido como ‘Dumbástico', atrasou-se e entrou ‘em cena’ já depois de os restantes menores da Team Strada estarem no ar. Mas quando o fez cumprimenta Hugo Strada com um beijo na boca.

O momento não passou despercebido a Pedro Teixeira da Mota. O humorista gravou o episódio e partilhou-o nas redes sociais, apontado a estranheza da intimidade demonstrada entre um adulto de 36 anos e um adolescente de 16.

A publicação, feita no Twitter, acabou por suscitar uma onda de indignação nas redes sociais e motivar queixas à Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção de Menores e Jovens (CNPDPCJ), entidade que, por sua vez, remeteu o assunto para o Ministério Público, uma informação confirmada ao Notícias ao Minuto.

"Perante eventuais situações que podem consubstanciar perigo, por norma, são encaminhadas para as CPCJ territorialmente competentes. Quando se desconhece o local de residência das crianças/jovens envolvidas, como é o caso, estas comunicações são encaminhadas para o MP-Família e Menores, o que a Comissão Nacional fez, no final do dia de ontem [sexta-feira]", lê-se na resposta enviada ao Notícias ao Minuto.

A Procuradoria Geral da República confirma, entretanto, a instauração de um inquérito na sequência das denúncias feitas.

'A ponta do icebergue'?

João Sousa, um youtuber com quase 730 mil subscritores, também não ficou indiferente às imagens do programa. "Estou há imenso tempo para dar exposição à Team Strada no YouTube mas a minha agente não me deixa. Ando a estudar o caso deles há algum tempo e quanto mais coisas vejo, mais preocupado fico. E sinto que fazer isto já é mais um dever cívico do que outra coisa", reagiu no Twitter.

Mais tarde, João Sousa fez outro post avisando que ia publicar um vídeo com clips que considera "desconfortáveis e duvidosos". "Para algumas pessoas não vai ser algo conclusivo, mas garanto-vos que isto é só a ponta do icebergue, para entenderem a gravidade disto", escreveu, publicando de seguida imagens onde se pode ver Hugo Strada a entrar na casa de banho onde se estava uma menor.

Numa outra publicação, João Sousa ressalva: "Não deixem que as acusações de possível pedofilia sejam o foco principal, só vos vai distrair e afastar de outros possíveis crimes que possam estar a acontecer".

Quem também usou as redes sociais para denunciar Hugo Strada foi Melanie Vicente, uma adolescente que chegou a fazer parte do projeto. "A única coisa que eu tenho feito desde que saí daquele projeto foi alertar os mais novos para a ilusão que aquele homem criou, do quão roubados estavam a ser. E com isto, esse homem foi fazer joguinhos psicológicos com a minha mãe, para que ela me obrigasse a ficar calada", escreveu.

Numa outra publicação, a jovem acusa o mentor de extorsão e de se ter aproveitado da ingenuidade dos menores.

Numa das denúncias, a VOST Portugal - uma rede de voluntários digitais – pediu à Proteção de Menores que “inicie uma investigação relativamente aos comportamentos, publicados em várias plataformas online, do senhor Hugo Strada”.

E acrescenta: “Os últimos vídeos que vieram a público mostram o mesmo a entrar numa casa de banho onde está uma menor, sendo que existem também outros conteúdos que suscitam também algumas questões relativamente à segurança e bem-estar dos menores envolvidos”.

Além destas práticas, Hugo Strada tem responsabilidades acrescidas devido ao número de seguidores que tem nas redes sociais, e devido ao público-alvo que ele próprio escolheu e que é propositado: menores, adolescentes, altamente influenciáveis e a quem é vendido o ‘sonho’ de ser ‘influencer’”, pode ler-se na denúncia divulgada no Twitter.

Hugo Strada defende-se

Perante a polémica, Hugo Strada reagiu repudiando qualquer acusação que tem sido feita. "Estando eu a e a Team Strada a ser alvo de comentários difamatórios e de acusações que põem em causa o meu bom nome, estando inclusive a haver manipulação de imagens, informo que irei encaminhar o assunto para que sejam tomadas medidas legais para repor a verdade".

'Dumbástico' também já se manifestou nas redes sociais sobre a polémica que o envolve, comparando a relação que tem com Hugo Strada à relação entre um pai e um filho.

O canal de YouTube 'Team Strada' descreve-se nesta plataforma como a "casa mais louca do momento".

"Team Strada é um projeto criado pelo manager Hugo Strada, com o objetivo de reunir os seus agenciados numa grande aventura. São moradores daquela que é a Nova Casa dos Youtubers em Portugal e por lá criam-se conteúdos que são publicados no Youtube, a plataforma principal da Team. (...) A casa dos Youtubers mais incríveis, mais loucos, bem-dispostos e prontos para fazer as melhores pranks, causar o pânico e aventurar-se em grandes desafios", pode ler-se.

[Notícia atualizada às 16h16]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório