Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Engenhos explosivos encontrados em Coina

Alerta foi dado por um morador pelas 11 horas desta quinta-feira.

Engenhos explosivos encontrados em Coina
Notícias ao Minuto

13:20 - 25/07/19 por Notícias Ao Minuto

País Explosivos

Foram encontrados esta quinta-feira engenhos explosivos em Coina, num caixote do lixo, confirmou ao Notícias ao Minuto fonte da GNR de Setúbal.

Os engenhos explosivos encontrados são habitualmente usados em pedreiras, estranhando-se por isso o local onde foram encontrados. 

O porta-voz da GNR, Hélder Barros, afirmou posteriormente à Lusa que foi recebido um alerta cerca das 11:00 para "uma alegada explosão num caixote do lixo" em Coina (distrito de Setúbal), tendo sido enviada uma patrulha ao local.

Segundo o porta-voz da Guarda Nacional Republicana, depois de a patrulha ter verificado que o caixote do lixo tinha alegadamente no interior explosivos foi enviada para o local uma equipa de inativação para realizar "uma avaliação técnica".

Hélder Barros sublinhou que não se tratará de explosivos militares, mas sim civis, utilizados em pedreiras, sendo estes dados preliminares, uma vez que os meios ainda estão no local.

O comandante do Destacamento Territorial do Montijo da GNR, Ricardo Samouqueiro, referiu à Lusa que "não há nem houve qualquer risco para as populações" e que foi logo isolada a área envolvente.

O responsável referiu também que o alerta de que teria ocorrido uma explosão foi dado pelas 11:00, por populares, mas sublinhou que o material encontrado não será explosivo: "Aparentemente não, porque o petardo não reagiu. A explosão que nós fizemos do material que lá estava não reagiu e em princípio não será explosivo".

O mesmo material, acrescentou, foi encontrado num segundo contentor e será feita uma análise química em laboratório. Segundo Ricardo Samouqueiro, a corporação ainda não tem suspeitas de como o material foi parar aos contentores. "Temos bastantes meios [no local]: cinco patrulhas, as equipas de inativação, uma equipa do destacamento de intervenção e os bombeiros", apontou.

[Notícia atualizada às 15h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório