Meteorologia

  • 14 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Marcelo vai sexta-feira às zonas afetadas pelos incêndios

O Presidente da República tinha adiantado que iria fazer uma visita quando os fogos estivessem dominados.

Marcelo vai sexta-feira às zonas afetadas pelos incêndios

Marcelo Rebelo de Sousa confirmou esta quarta-feira que conta visitar, já na sexta-feira, as zonas atingidas pelos incêndios de grande dimensão registados esta semana.

Recorde-se que mais de mil operacionais estiveram no terreno a combater chamas que afetaram com particular intensidade os concelhos de Mação, Vila de Rei e Sertã.

Tanto o Governo como os autarcas já foram informados dos planos, deu conta o Presidente da República.

"O Governo já sabe, os senhores presidentes de câmara já sabem. Irei da forma que conhecem, como vou habitualmente a essas áreas, apenas como ajudante de campo", afirmou.

Questionado por uma jornalista sobre se iria também 'apagar os fogos' entre autarcas e Executivo - uma metáfora que faz referência à troca de argumentos registada esta semana, na sequência destes fogos de grande dimensão , Marcelo foi diplomático.

"Vou preparado para ver o que se passou. E para ouvir. Eu disse que enquanto durasse o combate [às chamas], a prioridade era o combate. Terminado o combate, compreender o que se passou. Vou ouvir o que certamente me terão a dizer todos os que estiveram empenhados nesse combate conjunto. Certamente haverá depois hipótese de várias instituições olharem para o que aconteceu e formularem o seu juízo", acrescentou.

De resto, Marcelo "não queria, neste momento, antes de ver o que se passou no terreno e ouvir, estar a formar qualquer juízo".

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório