Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Incêndios: Primeiros alimentos para animais chegam sexta a zonas afetadas

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou hoje que os primeiros carregamentos com alimento para animais chegam sexta-feira às zonas afetadas pelos incêndios na região Centro nos últimos dias.

Incêndios: Primeiros alimentos para animais chegam sexta a zonas afetadas
Notícias ao Minuto

16:59 - 24/07/19 por Lusa

País Capoulas Santos

Trata-se, como explicou o governante em Alfândega da Fé, de ajuda que o Ministério da Agricultura vai disponibilizar solidariamente para os agricultores daqueles concelhos.

"Estamos a trabalhar a 200 à hora e isso permite-nos já estar estabelecido com as câmaras uma base logística, já está organizada, já estão preparados os locais onde esse alimento vai ser disponibilizado, quer para pecuária, quer para as abelhas", afirmou.

De acordo com o ministro, a ajuda contempla "alguma quantidade de açúcar para garantir a alimentação das abelhas".

Este é o apoio imediato do Governo aos agricultores, mas Capoulas Santos ressalvou que estão em preparação "todas as medidas, como aconteceu em casos semelhantes".

Capoulas Santos precisou que, até 5.000 euros, o apoio será de 100% a fundo perdido, entre 5.000 e 50.000 euros será de 85% a fundo perdido e entre os 50.000 e 800.000 euros, por cada exploração, será um apoio também a fundo perdido de 50% "do potencial produtivo que foi destruído".

Estes apoios só poderão ser atribuídos depois do levantamento dos prejuízos que o ministro disse estar em curso e que espera que esteja "concluídos nos próximos dias".

Quando o levantamento estiver pronto, será publicada a portaria, as medidas estarão em execução, como indicou.

"A nossa primeira prioridade, como é óbvio, é enterrar os mortos e tratar dos feridos e, portanto, estamos a tratar de identificar os casos onde houve perdas", acrescentou.

O ministro da Agricultura afirmou ainda que "houve felizmente poucas perdas de animais", embora haja "alguns prejuízos maiores nas aves", mas "trata-se de prejuízos que não têm qualquer comparação com aquilo que aconteceu há dois anos".

Vários incêndios deflagraram no distrito de Castelo Branco ao início da tarde de sábado. Dois com origem na Sertã e um em Vila de Rei assumiram maiores dimensões, tendo este último alastrado, ainda no sábado, ao concelho de Mação, distrito de Santarém, tendo sido dominado na terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório