Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2019
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 25º

Edição

Cinco abalos sísmicos registados em Portugal durante a madrugada

Os sismos registados são de pequena magnitude e foram registados a Sul de Portugal e na ilha da Madeira.

Cinco abalos sísmicos registados em Portugal durante a madrugada

Na última madrugada, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foram registados cinco sismos em Portugal (continental e insular) de pequena magnitude.

Pela 00h58, um abalo sísmico de 0.7 era registado na Vidigueira, no distrito de Beja. Mais tarde, pela 1h34, novo sismo, desta feita de magnitude 0.9 na escala de Richter em Alcoutim, em Faro.

O terceiro sismo da noite foi sentido em Machico, na Madeira, de magnitude 1.1. Já pelas 3h44, o portal do IPMA registou um sismo de 1.9 em Faro. Pelas 5h13, em Évora sentia-se um abalo de magnitude 2.2.

Recorde-se que o território continental, "assente na placa euro-asiática", caracteriza-se por um nível intermédio de sismicidade, "quer em termos de magnitude, quer em termos de frequência", pode ler-se no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A maior parte dos sismos, refira-se, ocorrem na zona sul do Algarve, mas principalmente a sudoeste do cabo de São Vicente. Aliás, dá ainda conta o IPMA que nos últimos 40 anos tem-se observado "alguma aglomeração sísmica na zona de Évora, na zona litoral entre Santarém e Coimbra e a este da Costa Vicentina".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório