Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamento com 108 reuniões plenárias e 1.098 reuniões de comissões

O parlamento realizou, na quarta e última sessão legislativa, 108 reuniões plenárias e 1.098 reuniões de comissão, segundo o balanço provisório da atividade parlamentar disponibilizado hoje pela Assembleia da República.

Parlamento com 108 reuniões plenárias e 1.098 reuniões de comissões
Notícias ao Minuto

18:00 - 23/07/19 por Lusa

País Balanço

Traduzido por horas, os deputados passaram mais de 318 horas em plenário - o que seria equivalente a mais de 13 dias consecutivos - , e 3.153 horas - mais de quatro meses - em reuniões de comissão.

Destaque para as comissões de inquérito, que totalizaram 177 reuniões, com mais de 536 horas de trabalho.

Em comparação com a anterior sessão legislativa, realizou-se mais uma sessão plenária e mais 109 reuniões de comissão.

A quarta sessão legislativa teve início no dia 15 de setembro de 2018 e o último plenário realizou-se na passada sexta-feira, dia 19 de julho.

Em termos de género, o balanço provisório da Assembleia da República aponta que entre a primeira sessão legislativa e o último plenário aumentou o número de mulheres, de 75 para 82, ou seja, as deputadas passaram de 33% para 36%.

Apesar do aumento, estes números ficam abaixo da representação mínima de 40% de um género, aprovada na nova Lei da Paridade, e que já se aplica às legislativas de 06 de outubro.

O balanço divulgado hoje refere também que o presidente da Assembleia da República presidiu a 124 reuniões na última sessão legislativa desta legislatura. Destas, contam-se 103 sessões plenárias, 20 reuniões da conferência de líderes e uma reunião da conferência dos presidentes das comissões parlamentares.

Neste período, Eduardo Ferro Rodrigues fez visitas oficiais à China, à Coreia do Sul e a Angola, tendo-se deslocado também a Viena, Paris e a Madrid.

Nesta sessão legislativa, Ferro Rodrigues apresentou ainda 25 votos de condenação e pesar e participou em quatro reuniões do Conselho de Estado - o órgão consultivo do Presidente da República.

Este balanço provisório apontam ainda que, entre setembro e julho, foram registados mais de quatro milhões de acessos ao portal da Assembleia da República na internet, sendo novembro do ano passado (quando foi concluída a discussão do Orçamento do Estado e respetiva aprovação) o mês com valor máximo de acessos -- mais de 490 mil.

Entre as áreas mais visitadas estão, além da página principal, estão a da Constituição, a do Orçamento do Estado, a do recrutamento de pessoal, e ainda a do estatuto remuneratório dos deputados.

Na última sessão legislativa, a Assembleia da República recebeu também a presença de 20.043 visitantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório