Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

"Uma das maiores barreiras ao acesso ao ensino é o alojamento"

António Costa realçou a importância das residências universitárias para fomentar a aposta no acesso ao Ensino Superior.

"Uma das maiores barreiras ao acesso ao ensino é o alojamento"
Notícias ao Minuto

12:45 - 23/07/19 por Filipa Matias Pereira

País residência universitária

O primeiro-ministro António Costa marcou presença, esta terça-feira, na inauguração da residência universitária da Ajuda da Universidade de Lisboa. O chefe de Governo aproveitou a oportunidade para realçar a aposta na democratização do acesso ao Ensino Superior.

No entendimento do chefe do Governo, torna-se imperioso "democratizar o acesso ao Ensino Superior", mas há um óbice, nomeadamente o alojamento. "Uma das maiores barreiras ao acesso ao ensino e à mobilidade é o alojamento", realçou Costa, enfatizando a importância das residências universitárias.

Considera o socialista que o "país tem de fazer grande esforço para alcançar meta para 2030: ter 60% dos jovens que não tenham 20 anos a frequentar o ensino superior. Não temos licenciados a mais, temos é um défice de qualificações. Se queremos crescer sustentadamente mais, temos de investir cada vez mais na valorização dos nossos recursos humanos".

E esta valorização, realçou, "implica uma exigência de qualificação e um acesso à formação superior cada vez mais elevados".

Com efeito, "é crucial conseguirmos democratizar o acesso ao Ensino Superior de forma a podermos sustentar o crescimento económico do país. Não basta dizermos que queremos crescer mais, queremos ter as políticas públicas adequadas. E se há política pública que é essencial para o crescimento do país é investir na qualificação dos recursos humanos, no Ensino Superior e na investigação e desenvolvimento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório