Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Fogo de Mação sem frentes ativas

O incêndio no concelho de Mação (Santarém) estava sem frentes ativas às 23h45 de segunda-feira, com a situação no terreno a decorrer "relativamente calma", disse à Lusa o vice-presidente da câmara e responsável pela Proteção Civil, António Louro.

Fogo de Mação sem frentes ativas
Notícias ao Minuto

01:27 - 23/07/19 por Lusa

País Incêndios

"Há pequenas ocorrências nos limites do incêndio, mas a noite é sempre um momento mais calmo e não há nenhuma frente ativa", embora o incêndio, com 55 quilómetros de perímetro, não esteja ainda controlado, explicou a mesma fonte.

O incêndio, que deflagrou no sábado em Vila de Rei (Castelo Branco), alastrou ao concelho de Mação e, segundo dados da página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 23h55 de segunda-feira mobilizava 1.070 operacionais apoiados por 345 veículos.

Contactado pela agência Lusa, o vice-presidente da autarquia de Vila de Rei, Paulo César, explicou que os meios de combate às 23h45 permaneciam no local por prevenção, uma vez que o incêndio neste município estava em fase de rescaldo desde o início da noite.

No entanto, Paulo César não confirma o número de operacionais indicados pela ANEPC. "Se há esse número de efetivos não sei. Sei que não havia bombeiros em algumas aldeias", disse.

No 'briefing' às 20h00 de segunda-feira na Sertã, distrito de Castelo Branco, o comandante operacional do Agrupamento Centro Norte, Pedro Nunes, declarou aos jornalistas que para esta noite a Proteção Civil estava a redefinir a sua estratégia, recorrendo ao uso de máquinas de rasto e ao ataque direto às chamas.

O comandante operacional confirmou também a chegada de quatro pelotões de militares das Forças Armadas ao terreno, sendo que dois ficaram instalados em Vila de Rei e os outros dois em Mação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório