Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal pediu ajuda a Espanha para combater incêndios. Aviões a caminho

A garantia é do Ministério da Administração Interna.

Portugal pediu ajuda a Espanha para combater incêndios. Aviões a caminho
Notícias ao Minuto

17:32 - 22/07/19 por Filipa Matias Pereira

País Incêndios

O Ministério da Administração Interna informa, em comunicado enviado às redações, que "solicitou assistência bilateral a Espanha", no âmbito do quadro do Protocolo entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha sobre Cooperação Técnica e Assistência Mútua em matéria de Proteção Civil.

Com efeito, Espanha disponibilizou "de imediato dois aviões pesados anfíbios, que deverão operar no incêndio de Vila de Rei já esta tarde". 

Recorde-se que as chamas no concelho já lavram nos concelhos de Vila de Rei (Castelo Branco) e de Mação (Santarém) desde sábado. Pese embora as autoridades tenham dado o incêndio como controlado na manhã desta segunda-feira, o fogo voltou a reacender. 

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, Paulo César, em declarações aos jornalistas, "não há garantias de que o fogo não chegue às habitações", estando as operações centradas na proteção das populações. 

As chamas, potenciadas pelas condições climatérias, estendem-se de momento por "cerca de 60 quilómetros". Neste momento, "o concelho de Mação é de longe o mais atingido de sempre por incêndios florestais. Há 26 anos que um incêndio não sai de Mação. Neste momento, praticamente 95% da floresta de Mação ardeu", afirmou ainda. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório