Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Câmara de Vila Real plantou 400 árvores este ano na cidade

A Câmara de Vila Real anunciou hoje ter plantado este ano mais de 400 árvores de 50 espécies no espaço urbano, uma medida que tem como objetivo contribuir para a qualidade ambiental da cidade.

Câmara de Vila Real plantou 400 árvores este ano na cidade
Notícias ao Minuto

16:34 - 22/07/19 por Lusa

País Autarquia

O presidente da autarquia, Rui Santos, afirmou que a presença de "arvoredo em espaço público urbano apresenta benefícios inquestionáveis", como a "melhoria do ambiente urbano" através da produção de oxigénio, da redução dos níveis de poluição do ar e sonora, regulação térmica protegendo da entrada de geadas e calor nas casas ou a atração para a avifauna, o que contribui para a diminuição de pragas e doenças.

Para o efeito, o autarca referiu que o município procedeu à plantação, durante o ano de 2019, de mais de 400 árvores de 50 espécies, desde aroeiras, araucárias, amoreiras ou castanheiro da Índia.

A câmara tem sido alvo de críticas, por parte de associações ambientalistas e cidadãos, que utilizam principalmente as redes sociais, devido ao abate de árvores no âmbito de projetos de requalificação de artérias da cidade.

Rui Santos refutou as críticas e disse que a questão tem sido aproveitada para fazer política de forma "muito pouco fundamentada".

"Temos mais árvores do que tínhamos e temos árvores adequadas ao espaço urbano", sublinhou.

O presidente disse que a plantação de árvores na cidade dá corpo ao objetivo da câmara municipal de "continuar o seu processo de conformação do espaço público às necessidades atuais e futuras dos cidadãos".

Também hoje o autarca anunciou a conclusão do processo de modernização da Empresa Municipal de Água e Resíduos (EMAR) de Vila Real, que disponibiliza, a partir de agora, um "novo canal de comunicação de leituras", acabando com as faturas por estimativa.

Os clientes poderão ligar o número gratuito 259330809 para fornecerem as leituras dos consumos mensais de água.

Rui Santos disse que se procedeu a uma "revolução no relacionamento comercial com os clientes" da EMAR.

Para o efeito, referiu, foram realizadas obras no espaço de atendimento ao público, depois introduzida a fatura da água detalhada em litros consumidos e, em abril, foi lançada a campanha promocional "EMAR 2.0" que, através da aplicação móvel "My Aqua -- EMAR Vila Real", permite um relacionamento "em qualquer hora e lugar" com os clientes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório