Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Fogo na região Centro: 30 pessoas assistidas e várias casas destruídas

O Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul confirmou a destruição de várias casas pelos incêndios que estão a abalar várias localidades do distrito de Castelo Branco e Santarém.

Fogo na região Centro: 30 pessoas assistidas e várias casas destruídas

No ponto de situação, da noite deste domingo, dos incêndios rurais que estão a afetar a região Centro do País, o  Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul, Luís Belo Costa, confirmou que várias habitações foram atingidas pelas chamas e ficaram destruídas. Contudo, não quis revelar nenhum número ou relevância da mesma, isto é, se são casas de primeira ou segunda habitação.

"Sim temos registo de habitações atingidas pelas chamas. Não temos nenhuma análise feita à prioridade dessas habitações. Nem tenho ainda nenhum número viável que possa ser avançado", disse no segundo briefing de hoje, feito a partir da Sertã.

De acordo com o Comandante da Proteção Civil, a tarde "foi e está a ser muito complexa, muito difícil devido aos factores meteorológicos".

Já a responsável pelo INEM, revelou que, no total, nestes dois dias de incêndios, foram assistidas 30 pessoas. Só hoje foram assistidas 10 pessoas, sendo que uma delas, um civil, foi encaminhado para o hospital, devido à inalação de fumo. 

Ao todo, entre sábado e domingo, houve 9 pessoas que tiveram que receber assistência hospitalar.

As autoridades acreditam que "a partir de agora iremos beneficiar de uma certa acalmia do vento e diminuição da temperatura".

Ao longo do dia estiveram envolvidos no combate às chamas 14 meios aéreos "durante ao período máximo de empenhamento".

"Vamos tentar que esta noite - aproveitando a humidade e baixa temperatura" o fogo seja dominado, declararam as autoridades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório